PT e Galp lançam desafio para desenvolvimento de aplicação móvel que melhore a eficiência energética

11 de Julho de 2011 | Geral

A Portugal Telecom e a Galp Energia lançam um desafio à comunidade universitária e a microempresas para o desenvolvimento de aplicações móveis (para iOS e Android), que contribuam para a adopção de comportamentos que melhorem a eficiência energética e a mobilidade em geral.

O Innovation Challenge, que procura alargar o espírito inovador à comunidade científica, académica e empresarial, divide-se em duas fases:

Fase 1 - Entrega de um conceito associado ao que os concorrentes pretendem desenvolver – entre 30 de Junho e 25 de Setembro; as propostas seleccionadas passarão à fase 2;

Fase 2 - Desenvolvimento da aplicação proposta – entre 1 de Outubro e 6 de Novembro.

As inscrições serão feitas em www.ptgalpinov.com.pt, sendo as equipas constituídas no máximo por três elementos. A apresentação final dos projetos realizar-se-á durante o Sapo Codebits em Novembro, evento nacional que reúne os melhores talentos portugueses emergentes na área de programação e informática.

Os projetos vencedores receberão uma contribuição monetária e verão as suas aplicações implementadas no mercado, sendo que os restantes classificados, até ao 20.º, receberão produtos tecnológicos.

O desafio que a PT e a Galp Energia lançam à comunidade universitária e ao meio tecnológico emergente procura aproximar a realidade académica ao mercado empresarial e de consumo, dando corpo às ideias que potenciem a utilização da tecnologia sustentável em português.

Esta iniciativa surge no seguimento do relacionamento próximo que ambas as empresas mantêm com a comunidade académica, sendo disso exemplo o Sapo Codebits e os Laboratórios Sapo nas Universidades portuguesas, mas também o Laboratório de Eficiência Energética Galp Energia-Universidade de Aveiro, o Programa de Bolsas de Eficiência Energética Galp 20-20-20 e a Parceria Galp Energia-Instituto Superior Técnico para a Mobilidade Sustentável.