Reabilitação de Monumentos e Edifícios Antigos - Igreja e Convento de Santa Clara

06 de Junho de 2022 | Geral

A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Colégio Regional de Engenharia Civil, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades, uma Tarde de Engenharia cujo tema foi a Reabilitação de Monumentos e Edifícios Antigos. Nesta Tarde de Engenharia falou-se sobre a obra de Conservação e Reabilitação do Convento de Santa Clara, no Funchal. Para tal, foram convidados os oradores Eng.º Marco Nóbrega e Eng.º Técnico Emanuel Morgado, da empresa Tecnovia, responsáveis pela execução da obra em discussão.

A importância da reabilitação na construção civil assume cada vez mais um papel muito significativo, na qual a coexistência entre novas tecnologias e métodos construtivos tradicionais se torna um desafio interessante ao engenheiro.
Nesta iniciativa foram abordados os principais obstáculos ultrapassados ao longo da obra:
 - a implantação da grua no recinto do convento;
 - a execução da cobertura de proteção ao telhado da igreja;
 - a reabilitação da torre sineira.

Todas estas atividades, geridas em simultâneo com as rotinas habituais do convento e da creche que funciona do edifício, e articuladas com as actividades de restauro do tecto da igreja e outras obras de arte presentes no edifício, fizeram esta obra ainda mais singular. O facto de ter sido levada a cabo durante a pandemia que atravessámos elevou ainda mais o grau de dificuldade da empreitada.

A iniciativa decorreu no dia 25 de maio no auditório da sede regional, contou com a presença de 21 participantes, e a interação gerada com os oradores foi uma mais-valia à partilha de aspetos relacionados com o tema da reabilitação e conservação de edifícios.