Recursos Minerias de Portugal

O Incremento da Prospeção e Exploração de Volfrâmio em Portugal e a sua Importância no Setor Mineiro Nacional"

26 de Novembro de 2013 | Engenharia Geológica e de Minas

No passado dia 19 de novembro realizou-se a conferência "O Incremento da Prospeção e Exploração de Volfrâmio em Portugal e a sua Importância no Setor Mineiro Nacional”, primeira conferência de um Ciclo subordinado ao tema "Recursos Minerais de Portugal” organizado pelo Colégio Regional Sul de Engenharia Geológica e de Minas.

Esta conferência incidiu sobre três projetos portugueses em diferentes fases de desenvolvimento. A primeira palestra foi proferida pelo Dr. Carlos Rosa, responsável pela área da prospeção mineral na EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro,  que descreveu a atividade de prospeção e pesquisa da EDM em curso na área de Argozelo, a qual passa pela realização de cartografia geológica de detalhe em volta das antigas minas da região e por campanhas de geoquímica e geofísica.

A palestra seguinte, proferida pelo Dr. Luís Martins, Presidente do Conselho Consultivo e Diretor de Negócios e Desenvolvimento para a Europa na Colt Resources Inc. incidiu sobre os trabalhos de prospeção em curso na jazida de scheelite de São Pedro das Águias, Tabuaço, que levaram recentemente à assinatura de um contrato de exploração experimental. O Dr. Luís Martins sublinhou que totalizando o metal contido nos recursos minerais indicados 815 000 MTU WO3 e sendo o potencial mineiro para a ocorrência de outros depósitos para NE alto, a empresa vai continuar a prospeção e avaliação.

Na última intervenção, o Eng. Alfredo Franco, Presidente do C.A. e da COMEX da Sojitz Beralt Tin and Wolfram (Portugal) S.A., após fazer uma breve apresentação da mina da Panasqueira e da sua história e expor alguns factos sobre a importância estratégica do tungsténio hoje, descreveu como é que o desenvolvimento sustentável pode ser alcançado hoje numa exploração de recursos não-renováveis e como é que este tem sido implementado nas Minas da Panasqueira.

A sessão encerrou com um debate moderado pelo Eng. Mário Machado Leite, vice-presidente do LNEG e contou com a participação de cerca de cinquenta participantes.