Região do Vale de Cambra e Arouca recebe Bastonário da OE

28 de Junho de 2022 | Geral

A falta de capacidade do País na retenção de quadros na área da Engenharia coloca graves problemas aos setores produtivos nacionais, nomeadamente na área da construção, onde a falta de mão de obra qualificada é já uma realidade.

"A crise vai agudizar-se quando os projetos do PRR estiverem em execução, devido à falta de capacidade instalada no País para a sua consecução. Portugal continua a investir, e bem, na formação de engenheiros, mas depois não a aproveita, pois grande parte dos engenheiros aqui formados vai trabalhar para fora do País”, afirmou o Bastonário Fernando de Almeida Santos durante um almoço temático organizado pela Associação Empresarial de Vale de Cambra e Arouca, que juntou empresários e membros da Ordem dos Engenheiros (OE) da região.
Fernando de Almeida Santos, orador convidado, prosseguiu, manifestando a necessidade de alteração das políticas de baixos salários como forma de incrementar a atratividade para a profissão. "O interior do País padece ainda mais deste problema, onde aos baixos salários se juntam as condições de vida menos atrativas”.

O caminho que a OE está a encetar em matéria de uniformização dos processos de licenciamento municipais foi outro dos temas abordados pelo responsável, uma vez que a situação atual, em que "cada Câmara aplica as suas próprias exigências quanto aos projetos de especialidade, causa grandes entropias ao trabalho dos engenheiros”.

O almoço, no qual intervieram também o Presidente da AECA e a Vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca, é parte integrante de um programa mais vasto da deslocação do líder da OE à Região de Vale de Cambra e Arouca, que iniciou com uma visita à Chatron, uma empresa da Região que aposta na ligação estreita às universidades para desenvolvimento de produtos inovadores. Durante o período de pandemia, a Chatron intensificou a presença no digital como forma de alargar a sua atividade a mercados e clientes a nível mundial, tornando-se a Turquia o seu maior mercado em 2021 e também já em 2022.

A ponte pedonal suspensa "Arouca 516”, uma das mais recentes e emblemáticas soluções de Engenharia nacionais, destacada no livro "Engenharia XXI”, lançado pela Ordem dos Engenheiros já em 2022, foi outro dos pontos da visita a terras de Vale de Cambra e Arouca.