Região Sul - 2ª edição da Visita Técnica à ETAR da Guia redunda em sucesso

28 de Março de 2011 | Engenharia do Ambiente

Realizou-se, no passado dia 17 de Março, uma Visita Técnica à ETAR da Guia, da SANEST, S.A., promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente, em que participaram Membros de várias especialidades.

Os visitantes foram recebidos pelo Presidente do Conselho de Administração da empresa, Eng.º Arnaldo Pêgo e pelo Presidente da Comissão Executiva, Dr. Mateus Roque, tendo ainda contado com o acompanhamento do responsável de Comunicação da empresa, Jorge Gomes, do Director de Engenharia, Eng.º Santos Silva e do Director de Operação e Manutenção, Eng.º Carlos Custódio.

A visita começou com uma apresentação da empresa e do Sistema Integrado de Saneamento da Costa do Estoril, seguindo-se uma interessante apresentação audiovisual sobre a nova ETAR da Guia, com particular incidência na fase de construção desta notável e importante infra-estrutura ambiental. Foram ainda focadas as medidas de mitigação que a empresa implementou na sequência do Estudo de Impacte Ambiental do empreendimento.

Seguiu-se uma visita às instalações da fase líquida da ETAR, situadas na Guia, integralmente subterrâneas, para minimização dos impactes ambientais.

A visita também abrangeu a fase sólida da ETAR, localizada a cerca de 4 km da fase líquida, que ocupa uma área de 4 ha e que inclui as etapas de recepção, espessamento, digestão e desidratação de lamas, para além da secagem térmica de lamas, tecnologia que é pioneira a nível nacional.

No final deste evento, o grupo de participantes agradeceu a gentileza da visita realizada às suas notáveis e muito interessantes instalações.