Região Sul acolheu Workshop: Track your product from production to recycling

06 de Julho de 2022 | Engenharia de Materiais

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia de Materiais da Ordem dos Engenheiros, em conjunto com o Laboratório Colaborativo AlmaScience, organizou, no passado dia 4 de julho, a partir do auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, o workshop intitulado "Track your product from production torecycling”. Este evento decorreu em formato híbrido e teve como oradores convidados Nuno Gonçalves e Joyce Miranda da Imprensa Nacional Casa da Moeda, Guneri Tugcu da Digimarc, Diogo Cunha da Ynvisible e Yoni Engel do AlmaScience Colab.

Neste workshop foram abordados diferentes aspetos relacionados com soluções para assegurar a rastreabilidade, autenticidade e segurança de produtos ao longo da cadeia de valor.

Ficou claro que as diferentes soluções a adotar têm de ser adequadas do ponto de vista tecnológico, mas também ajustadas ao tipo de produto e ao seu valor. Foram apresentadas soluções que podem identificar embalagens até ao ponto de reciclagem e outras com dois níveis de autenticação para produtos de elevado valor, como os vinhos. Foram também abordados os desafios da ligação entre o mundo digital e o mundo físico, bem como os existentes na produção de etiquetas inteligentes e de segurança. Ficou evidente que a necessidade de uma abordagem multidisciplinar representa um desafio, mas também uma oportunidade para diferentes áreas da Engenharia.

O encerramento foi realizado pelo Eng. Luís Pereira, Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia de Materiais da Região Sul.

Aceda à gravação deste workshop aqui: https://bit.ly/3bUxL4h