Região Sul apoia XXV Jornadas de Engenharia Química do IST

02 de Abril de 2012 | Engenharia Química e Biológica

O Conselho Diretivo da Região Sul apoiou a realização das XXV Jornadas de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico (IST), um evento que decorreu entre 19 e 21 de Março de 2012, no Centro de Congressos daquela instituição de ensino, em Lisboa. A comissão organizadora das Jornadas, constituída unicamente por estudantes, dedicou a 25.ª edição do evento ao Professor Fernando Ramôa Ribeiro, falecido em Agosto de 2011, "professor que sempre acarinhou e apoiou a realização das Jornadas de Engenharia Química e uma referência muito importante para todos nós”, como os alunos fizeram questão de frisar.

Sob o mote "Há 25 Anos a Catalisar o Progresso”, as Jornadas receberam, ao longo de três dias, cerca de 300 participantes, tendo atraído não só os estudantes universitários do IST, mas também alunos das Universidades de Coimbra, Porto e Aveiro.

Além de ter procurado abordar os temas mais interessantes e relevantes para a área da Engenharia Química, bem como organizado visitas técnicas que proporcionaram aos futuros engenheiros químicos um contacto mais direto com a sua eventual realidade futura, a comissão organizadora procurou, neste evento, marcar a diferença, criando mais um módulo de atividades – os workshop’s – que permitiram não só perceber algumas das funções profissionais que um engenheiro químico pode exercer, como o perfil ideal de um candidato a uma oportunidade de emprego.

Um dos pontos altos do evento correspondeu à Sessão Galp Energia, subordinada ao tema "Desafios da Indústria de Refinação e Petroquímica para Engenheiros Químicos”, durante a qual o CEO da Galp Energia, Eng. Manuel Ferreira de Oliveira, apresentou a centenas de estudantes os aspetos relevantes da Indústria de Refinação, não deixando de os aconselhar quanto ao seu futuro profissional, bem como de responder às várias questões que os estudantes lhe colocaram.

A Região Sul da Ordem dos Engenheiros marcou presença neste evento através de um stand institucional que aí instalou, captando algumas inscrições de Membros Estudantes. Quem por lá passou pôde obter esclarecimentos quanto à realização de estágios, condições de admissão à Ordem,  entre outros aspetosinerentes à atividade desta associação profissional.

A representar a Ordem dos Engenheiros esteve, na sessão de encerramento do evento, o Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica, Eng. João Pereira Gomes, que felicitou os estudantes pela empreendorismo da iniciativa, realçando o papel da Ordem dos Engenheiros no futuro profissional destes jovens.