fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Região Sul associa-se à celebração do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

11 de Fevereiro de 2021 | Geral





Este ano, a Região Sul associa-se à Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) na promoção e divulgação do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, cuja comemoração será efetuada nas redes sociais da AEIST e contará com o testemunho de quatro mulheres, investigadoras do Instituto Superior Técnico, com o objetivo de inspirar a comunidade estudantil, particularmente as alunas do IST, a seguirem ou explorarem a área da investigação científica. 

As protagonistas serão: Isabel Marucho, pertencente ao Centro de Química Estrutural (Centro de investigação); Bruna Mota, que pertence ao Centro de Estudos de Gestão do IST (Centro de investigação); Susana Freitas, que integra o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microsistemas e Nanotecnologias (Centro de investigação) e Zita Martins, que pertence ao Centro de Química Estrutural (Centro de investigação).
Leia sobre estes testemunhos aqui

A Região Sul pretende, com esta associação, honrar todas as mulheres e raparigas que escolhem a ciência, especialmente a Engenharia, como o caminho do conhecimento, no contributo para a transformação do Mundo.


O Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência foi declarado em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, pela resolução A/RES/70/2012, em linha com a estratégia para a redução da desigualdade de género nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Todos os anos este dia privilegia um tema, sendo que este ano, à luz da situação mundial, o tema é "Mulheres cientistas na vanguarda da luta contra o Covid-19" e reunirá especialistas que atuam em áreas relacionadas com a pandemia, em diferentes partes do mundo.

Ciência e igualdade de género são vitais para o cumprimento das metas de desenvolvimento acordadas internacionalmente, incluindo na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas. Nos últimos 15 anos, a comunidade global tem-se esforçado para inspirar e envolver mulheres e meninas na ciência. Mesmo assim, as mulheres e meninas continuam a ser excluídas da participação plena na ciência. 

A criação deste dia mantém como objetivo principal aumentar a consciencialização sobre a questão da excelência das mulheres na ciência, relembrando a comunidade internacional que a ciência e a igualdade de género devem avançar lado a lado.

Em Portugal, o caminho pela paridade de género ainda está em construção. Cerca de 45% dos cientistas são mulheres, embora a ocupação de cargos de topo ainda seja maioritariamente representada por homens. 

As comemorações do evento principal ocorrem virtualmente. Saiba mais e veja como assistir aqui


Conheça os testemunhos 






Parceiros Institucionais