Região Sul de visita à Fábrica da Sumol + Compal em Almeirim

02 de Dezembro de 2016 | Engenharia Química e Biológica

Promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica, com a cooperação da Delegação Distrital de Santarém e do Conselho  Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica, teve lugar uma visita técnica à Fábrica da   SUMOL+COMPAL (S+C), em Almeirim, no passado dia 29 de  novembro. Esta iniciativa surge na sequência do jantar-debate sobre esta empresa, que decorreu na Sede da Região Sul, no passado mês de setembro.

As três dezenas de membros que participaram nesta visita, foram recebidos pelo Dr. José Paulo Machado,  Assessor do Conselho de Administração da S+C, que proporcionou aos participantes uma apresentação da empresa, sua história, visão e winning aspiration, produtos e mercados onde atua, dimensão e volume de negócios.

Seguiu-se depois a visita às instalações conduzida pela Engª Ana Martinho, responsável pela área de Tecnologia de Processos e Regulamentação Alimentar, da Direcção de Desenvolvimento, Qualidade e Segurança Alimentar, que se fez acompanhar pela Drª Fanny Pires, Técnica de Engenharia de Processos. Na visita incluíram-se a transformação de fruta em polpa, a produção e enchimento de líquidos (sumos e néctares) e a produção e embalamento de sólidos (vegetais e derivados do tomate). Visitou-se igualmente a unidade de tratamento de água por osmose inversa e os laboratórios de Desenvolvimento e Qualidade. Durante toda a visita a Engª Ana Martinho proporcionou uma explicação clara e detalhada das operações dos vários processos e prestou todos os esclarecimentos solicitados.

No final desta visita, que a generalidade dos participantes consideraram de grande interesse, era evidente que a sofisticação da tecnologia instalada e o rigor com que a S+C opera constituem a base que assegura a elevada qualidade dos seus produtos.  Igualmente de salientar a grande simpatia e profissionalismo com que fomos acolhidos pelos responsáveis da S+C que nos receberam.

A visita terminou com um agradável almoço em Almeirim, onde  a tradicional "sopa da pedra” não podia faltar.