fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Região Sul de Visita Técnica à Casa Alta e ao Lagar do Marmelo

17 de Novembro de 2022 | Engenharia Química e Biológica







Realizou-se no dia 7 de novembro, uma visita técnica ao Lagar do Marmelo, em Ferreira do Alentejo, onde se produzem os premiados azeites Oliveira da Serra. Esta iniciativa, foi promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica. 

O novo lagar da Sovena, projetado pelo arquiteto Ricardo Bak Gordon e construído pela Construsan, foi inaugurado em 2010, e é considerado uma referência tecnológica e arquitetónica. 

A visita contou com o acompanhamento do Eng. Rui Ribeiro, que partilhou os aspetos técnicos das diferentes fases do processo de fabrico do azeite, desde o cais de receção das azeitonas até à fase de embalamento. Por fim, decorreu uma degustação de diferentes tipos de azeite comercializados pela marca Oliveira da Serra.

O grupo almoçou num restaurante típico local e partiu em seguida em direção à Casa Alta, que que tem como principal atividade a produção de óleos vegetais brutos a partir de bagaço de azeitona. O bagaço de azeitona seco é usado como combustível, desde aquecimento a produção de energia elétrica. 

A unidade fabril da Casa Alta recebe bagaço de azeitona húmido com origem em vários lagares do Alentejo. A visita à Casa Alta teve como anfitrião o Eng. João Diogo, que mostrou entusiasticamente todo o processo e explicou a importância da Casa Alta para a agricultura e para a região.

Parceiros Institucionais