fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Região Sul debateu “Valorização de bagaço de Azeitona: Um problema resolvido, mas não otimizado”

20 de Julho de 2021 | Geral


O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica promoveu, no passado dia 8 de julho, pelas 17h00, via plataforma ZOOM, o Webinar "Valorização de bagaço de Azeitona: Um problema resolvido, mas não otimizado”, apresentado por João Diogo, Diretor Fabril da Casa Alta - Soc. Transformadora de Bagaços, Lda.

O orador convidado realizou uma incursão pelo setor da produção de azeite, desde o olival até à produção de óleos vegetais brutos a partir de bagaço de azeitona. A ênfase da apresentação esteve na recuperação do bagaço de azeite, sendo este visto como um subproduto da produção de azeite e não um resíduo.

A unidade fabril recebe bagaço de azeitona húmido, com origem em vários lagares do Alentejo. O bagaço é primeiramente seco, depois granulado, seguindo para os extratores para produção de óleo de bagaço de azeitona e biomassa. A biomassa é usada como combustível nos fornos de secagem do bagaço, e o combustível excedente é comercializado a granel.

João Diogo apresentou os diversos procedimentos tecnológicos utilizados pela Casa Alta, desde que o bagaço de azeitona chega à fábrica e é armazenado em charcas, até aos processos de secagem, granulagem e extração.

No final da apresentação, o orador convidado respondeu às questões colocadas pela assistência, de áreas tão diversificadas como a tecnológica, ambiental e económica. O elevado número de perguntas colocadas demonstrou o interesse e a atualidade do tema.

Assim que o contexto pandémico permitir o CRC Sul de Eng. Química e Biológica pretende realizar uma visita técnica às instalações da Casa Alta, onde se poderá observar "in situ” os processos, equipamentos e operações unitárias envolvidas.


Consulte a apresentação desta sessão aqui

Parceiros Institucionais