Região Sul discutiu Avaliação Sísmica de Edifícios Existentes de Alvenaria e Programa 3Muri

08 de Abril de 2021 | Geral

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil (CRSCEC) da Ordem dos Engenheiros (OE) promoveu no passado dia 31 de março, a conferência (online) intitulada "Avaliação Sísmica de Edifícios Existentes de Alvenaria – Modelação por Macro-Elementos e Aplicação do programa 3Muri", tendo como oradoras a Prof.ª Rita Bento e a Eng.ª Ana Simões.

A conferência teve início pelas 18h, estando a sessão de abertura a cargo do Sr. Bastonário da OE, Eng. Carlos Mineiro Aires, que saudou as oradoras e a assistência, e felicitou o CRSCEC por mais esta iniciativa. Em seguida, o Sr. Bastonário fez várias considerações relativas ao tema da conferência, com destaque para a vulnerabilidade sísmica de um vasto número de edifícios e outras estruturas em Portugal, reforçando a importância de ações deste tipo, promovidas pela OE, para a sensibilização dos técnicos e demais envolvidos no processo construtivo e para a relevância da análise da segurança sísmica do património construído, com enfoque, neste caso, nos edifícios de alvenaria.

Após esta intervenção, o Coordenador do CRSCEC, Eng. Fernando F. S. Pinho, agradeceu a presença do Sr. Bastonário, e apresentou da primeira oradora, Prof.ª Rita Bento, que, numa excelente intervenção, fez uma descrição geral dos efeitos dos sismos em edifícios de alvenaria, a nível nacional e internacional, da evolução da regulamentação aplicável e da metodologia a adotar para a avaliação das condições de segurança e de reabilitação destes edifícios. No final da sua apresentação, a Profª Rita Bento referiu-se ao programa 3Muri como um dos softwares de grande aplicação neste tipo de avaliações, expondo alguns exemplos de aplicação.

Em seguida, o Coordenador do CRSCEC apresentou a Engª Ana Simões, PhD em Engª Civil pelo IST, que descreveu em detalhe o programa 3Muri, respetivo modo de funcionamento e potencialidades, referindo também a possibilidade de os interessados obterem uma versão Demo gratuita do programa.

Após as intervenções, seguiu-se uma sessão de debate e esclarecimentos por parte das oradoras, tendo por fim o Eng. Fernando Pinho encerrado a sessão, pelas 19h30, com um agradecimento a todos os presentes, bem como aos serviços da Região Sul da OE que apoiaram a organização da conferência.

Esta conferência contou com 300 inscrições, das quais estiveram em permanência cerca de 200 participantes.

Assista à gravação desta sessão aqui