Região Sul encerra Ciclo de Conferências sobre Biomateriais abordando os Revestimentos de titânio e hidroxiapatite para aplicações médicas

03 de Fevereiro de 2022 | Geral, Engenharia de Materiais

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia de Materiais organizou, no passado dia 18 de janeiro, via Zoom, o webinar "Revestimentos de titânio e hidroxiapatite para aplicações médicas”, inserido no ciclo de Conferências sobre Biomateriais, onde foi abordada a questão dos revestimentos em próteses e implantes ortopédicos.

Os revestimentos são de extrema importância na melhoria da função de implantes ortopédicos. Além de ajudar na definição da geometria, funcionalidade e resistência mecânica e química do implante, os revestimentos devem também garantir a compatibilidade com os tecidos com os quais vão estar em contacto.

O orador desta sessão foi o Doutor Eduardo Ascenso Pires, CEO da CERAMED, que abordou as tecnologias de revestimentos com hidroxiapatite ou titânio em próteses da anca. Foram apresentadas e discutidas as vantagens de cada tipo de revestimento e estratégias para promover o crescimento ósseo em torno da prótese de modo a uma fixação firme e duradoura. Foram também abordadas as implicações para os pacientes, decorrentes do uso destas próteses e as novas soluções para cirurgias menos invasivas.
O webinar contou com 46 inscritos que participaram ativamente colocando algumas questões no chat.

A abertura desta sessão esteve a cargo do Eng. Luis Machado, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, Engª Rosa Miranda, Coordenadora do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia de Materiais e o encerramento foi realizado pelo Eng. Luis Pereira, Vogal do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia de Materiais.

Assista à apresentação aqui