Região Sul entrega Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2019

15 de Dezembro de 2020 | Geral

Teve lugar no dia 14 de dezembro, no Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, a Cerimónia de Entrega do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2019.

Promovida pelo Conselho Diretivo da Região Sul, esta foi a 29ª edição do Prémio Inovação Jovem Engenheiro (PIJE), cuja iniciativa tem âmbito nacional e visa incentivar e dinamizar a capacidade inovadora dos Jovens Engenheiros.

Normalmente a cerimónia de entrega dos prémios é integrada nas comemorações do Dia Regional do Engenheiro da Região Sul, sendo sempre um dos pontos altos desse evento, o qual foi cancelado este ano face às contingências e restrições impostas pela atual pandemia.

Contudo, o Conselho Diretivo Regional fez questão de realizar esta cerimónia antes que o ano terminasse, naturalmente com a alteração de formato, com presenças muito restritas e com transmissão via plataforma Zoom para acesso online pelos convidados dos premiados e de todos os que não puderam estar no auditório.

A cerimónia foi presidida pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Mineiro Aires, que abriu a sessão com uma mensagem de esperança para o futuro e a lembrança da forma percursora como os aspetos da inovação e empreendedorismo foram tratados na nossa Associação Profissional.

Participou ainda a Vice-Presidente do Conselho Diretivo Nacional, Lídia Santiago, e do Conselho Diretivo da Região Sul, o seu Presidente, Luís Machado, a Vice-Presidente, Sandra Domingues, e os Vogais António Carias de Sousa, Rui Barreiro e Filipa França.

Ao Bastonário seguiu-se a intervenção de Luís Machado, que referiu os objetivos e critérios do PIJE e fez o seu enquadramento histórico, terminando com os parabéns e o desejo da continuação de uma carreira profissional cheia de sucessos para todos os galardoados.

O Presidente do Júri do PIJE 2019, Francisco de la Fuente Sanchez, realizou em seguida uma intervenção por via remota, tendo procedido à apresentação dos premiados e enviado um agradecimento a todos intervenientes e aos restantes colegas membros do Júri.

Foram distinguidos os seguintes premiados:

1.º Prémio, no valor de 10 000 euros:

Aires Manuel Silva Colaço, pelo trabalho intitulado "Metodologia numérica integrada para a previsão e mitigação de vibrações e ruído re-rediado induzidos por tráfego ferroviário”;

2.º Prémio ex-aequo, no valor de 3 750 euros cada:

Maria Madalena Saraiva Lamas de Oliveira da Ponte, com o trabalho "Definição de uma metodologia para a avaliação sísmica de monumentos complexos de alvenaria”, e
Francisco da Cunha Saraiva, pelo trabalho "Desenvolvimento de um processo de pultrusão de fibras descontínuas para produção de granulados LFT”;

Foram ainda atribuídas três Menções Honrosas a:

José Pedro de Sousa Ferreira – "Análise de Imagens por inteligência artificial para medições angulares em túneis de vento”; e
Ana Margarida Luís de Sousa e Tiago Pinto Ribeiro, pela coautoria do trabalho "Conversão de plataformas petrolíferas fixas em parques eólicos em ambiente oceânico”.

O Presidente do Conselho Diretivo lembrou, por fim, que o Prémio Inovação Jovem Engenheiro se vai manter e que está em curso a entrega de candidaturas para o PIJE 2020, até ao dia 30 de dezembro, esperando que a entrega dos prémios aos vencedores da 30ª edição se volte a fazer por ocasião do Dia Regional do Engenheiro, agendado para maio de 2021.