Região Sul entrega Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2020

02 de Dezembro de 2021 | Geral

Decorreu no passado dia 6 de novembro, no Grande Auditório da NOVA School of Business and Economics, em Carcavelos,  a entrega dos Prémios Inovação Jovem Engenheiro 2020 (PIJE2020), em cerimónia presidida pelo, Eng. Luís Machado, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, que contou com a participação da Eng.ª Sandra Domingues Vice-Presidente e da Eng.ª Maria Helena Kol, Secretário. O Sr. Bastonário, Eng. Carlos Mineiro Aires, honrou a cerimónia com a sua presença.

Promovida pelo Conselho Diretivo da Região Sul, esta foi a 30ª edição de uma iniciativa de âmbito nacional, que visa incentivar e dinamizar a capacidade inovadora dos Jovens Engenheiros, premiando anualmente trabalhos diferenciadores nos diversos ramos da engenharia.

De acordo com o Regulamento, o PIJE2020 contempla a atribuição de três prémios pecuniários, no valor de 10 000 €, 5 000 € e 2 500 €, respeitantes ao 1.º, 2.º e 3.º prémio, respetivamente.

O júri deste Prémio foi presidido pelo Eng. Carlos Pina, coadjuvado pelos Eng. João Godinho Viegas e Luís Oliveira Santos, e contou com o apoio na avaliação dos trabalhos de especialidade dos Eng. Jorge Vasquez, Ana Maria Fonseca e Ana Estela Barbosa.

Nesta edição foram distinguidos três prémios e atribuídas duas Menções Honrosas, sendo uma em coautoria. O vencedor do primeiro prémio teve a oportunidade de fazer a apresentação do trabalho galardoado.

Trabalhos premiados

1.º Prémio, no valor de 10 000 euros
Pedro Miguel Simões Frade, do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, com o trabalho: "A importância dos Serviços Sistema transfronteiriços no atual paradigma da transição energética”

2.º Prémio, no valor de 5 000 euros
Francisco Xavier dos Santos Fonseca, do Colégio de Engenharia Informática, com o trabalho: "Jogos baseados em localização para a promoção e interação social em espaço público”

3.º Prémio, no valor de 2 500 euros
Vítor Armando Teixeira Camacho, do Colégio de Engenharia Civil, com o trabalho: " Otimização do projeto sísmico de pontes e utilização de técnicas de machine learning para identificação de variáveis críticas e modelos preditivos”

Menção Honrosa (coautoria)
Tatiana Rafaela Fernandes Ferreira e Vânia Lúcia Gois Ramos, do Colégio de Engenharia do Ambiente, com o trabalho: "Inovação Tecnológica aplicada à separação de resíduos”

Menção Honrosa
José Manuel Cabecinhas de Almeida Gonilha, do Colégio de Engenharia Engenharia Civil, com o trabalho: "Novo modelo de progressão de dano para análise tridimensional de estruturas em FRP”

Conheça aqui os trabalhos premiados.

Está em curso a entrega de candidaturas para o PIJE 2021, até ao dia 30 de dezembro, prevendo-se que a entrega dos prémios aos vencedores da 31ª edição se volte a fazer por ocasião do Dia Regional do Engenheiro de 2022.

Poderá realizar a sua candidatura aqui