Região Sul entrega Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2021

06 de Outubro de 2022 |

No dia 24 de setembro decorreu a Cerimónia de Entrega do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2021, no Teatro Camões, em Lisboa, integrada nas celebrações do Dia Regional do Engenheiro 2022, a qual foi presidida pelo Eng. Luís Machado, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul e teve a participação do Presidente do Júri da 31ª edição deste Prémio, Eng. Carlos Mineiro Aires.

O Eng. Luís Machado interveio em representação do Conselho Diretivo da Região Sul, com o agradecimento à presença do impulsionador desta iniciativa, o Eng. João Bártolo, e o convite ao Eng. Carlos Mineiro Aires para apresentar os outros membros do Júri, Engenheiros Aires Barbosa Ferreira, Fernando Mouzinho, Fernando F. S. Pinho, Luis Cameira Ferreira e a Professora Graça Martinho, bem como os critérios que determinaram a escolha dos premiados

O Eng. Carlos Mineiro Aires, na sua alocução, enalteceu a quantidade e qualidade das candidaturas recebidas, representativas de diversos Colégios e Especialidades, o que demonstra o interesse que o Prémio tem suscitado, e evidenciou a importância e simbolismo do Prémio para a Engenharia e jovens Engenheiros, possibilitando não só promover os profissionais em início de carreira, como divulgar trabalhos diferenciadores.

Segundo o Regulamento, o Prémio Inovação Jovem Engenheiro contempla a atribuição de três prémios pecuniários, no valor de 10 000 €,    5 000 € e 2 500 €, respeitantes ao 1.º, 2.º e 3.º prémios, respetivamente.

Nesta edição foram distinguidos quatro trabalhos, com a partilha do 3º Prémio, e foi atribuída uma Menção Honrosa. O vencedor do primeiro prémio teve a oportunidade de fazer a apresentação do trabalho galardoado.

Trabalhos premiados

1.º Prémio, no valor de 10 000 euros
David José Medeira Martins, do Colégio de Engenharia Civil, com o trabalho: "Comportamento sísmico de estruturas GFRP – Ligações, pórticos planos e pórticos tridimensionais.”

2.º Prémio, no valor de 5 000 euros
João Carlos Antunes Rodrigues, do Colégio de Engenharia Mecânica, com o trabalho: "Manutenção Preditiva baseada em Análise Multivariada e Redes Neuronais Artificiais”.

3.º Prémio (Ex aequo), no valor de 1 250 euros
Balduíno Patrício César Mateus, do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, com o trabalho: "Otimização e Previsão da Produção Usando Redes Neuronais Recorrentes”.

3.º Prémio (Ex aequo), no valor de 1 250 euros
Ana Luísa Gonçalves Ramos, do Colégio de Engenharia Civil, com o trabalho: "Avaliação do comportamento dinâmico a longo prazo de soluções inovadoras de vias férreas.”

Menção Honrosa
Tatiana Costa Ferreira de Sá Marques, do Colégio de Engenharia Civil, com o trabalho: "Nova Geração de Cubas em Betão”.

Consulte os resumos dos trabalhos premiados aqui

Relembramos que está em curso a entrega de candidaturas para o PIJE 2022, até ao dia 30 de dezembro, prevendo-se que a entrega dos prémios aos vencedores da 32ª edição se volte a fazer por ocasião do Dia Regional do Engenheiro de 2023.

Poderá realizar a sua candidatura aqui