Região Sul promoveu a apresentação do livro "Tecnologia de Fundações e Contenções”

25 de Novembro de 2021 | Geral, Engenharia Civil

No passado dia 18 de novembro, pelas 18h00, decorreu a sessão de apresentação do livro "Tecnologia de Fundações e Contenções”, da autoria dos Engenheiros Jorge de Brito, José Dinis Silvestre e Rui Carrilho Gomes, Professores do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico (IST).

A sessão teve início com a intervenção do Bastonário da Ordem dos Engenheiros (OE), Eng. Carlos Mineiro Aires, que referiu a oportunidade e a importância deste trabalho, tanto para profissionais da área técnica, como para o setor académico, felicitando os autores por esta iniciativa.

A apresentação do livro coube ao Eng. Fernando Branco, Professor Catedrático Aposentado do Instituto Superior Técnico, que destacou a importância dos conteúdos de cada um dos 28 capítulos, sublinhando a relevância das fundações, das contenções e das impermeabilizações na globalidade das construções, bem como a ampla possibilidade de utilização do livro, tanto por estudantes como por técnicos de diversas especialidades de engenharia.

A sessão continuou com a apresentação de cada um dos autores pelo Eng. Fernando Pinho, Coordenador do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Civil da Região Sul da OE, tendo estes, o Eng. Jorge de Brito, o Eng. José Dinis Silvestre e o Eng. Rui Carrilho Gomes, destacado diversos aspetos técnicos associados aos capítulos de que foram responsáveis.

Em seguida, o Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da OE, Eng. Luís Machado, encerrou a sessão, sublinhando o importante contributo desta publicação para a sistematização do conhecimento e a sua utilização ao nível do projeto, da construção e da fiscalização da generalidade das estruturas, com o agradecimento aos autores e à assistência pela sua presença nesta importante sessão de lançamento de uma obra de referência.

A sessão decorreu de forma híbrida, presencialmente e online, tendo contato com mais de 100 participantes.

Consulte a gravação desta sessão aqui