Região Sul promoveu Conferência "Transformação digital ao serviço da Construção sustentável"

19 de Julho de 2022 | Geral, Engenharia Civil

No passado dia 12 de julho decorreu, online, a Conferência "Transformação digital ao serviço da construção sustentável”, tema do Projeto SECClasS - Sustainability Enhanced Construction Classification System, organizada pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil.

A abertura esteve a cargo do Eng. Jorge Gamito, em representação do Conselho Diretivo da Região Sul, que ressalvou a pertinência e atualidade do tema da transformação digital, o qual representa um grande impacto pela partilha de informação, automação de processos, redução de custos, aumentando simultaneamente a qualidade do trabalho final. Salientou ainda que a metodologia BIM permite a transição de informação entre os diversos agentes ao longo do ciclo de vida da obra, de forma simples e standardizada, facilitando a comunicação, a seleção de materiais e componentes e a otimização da gestão global da obra. Destacou também que, a tecnologia e os sistemas de informação em particular, estão presentes em todos os sectores e quando bem aproveitados, permitem alcançar enormes benefícios, quer seja na poupança de custos, como no aumento da qualidade final do projeto.

A Conferência decorreu em dois momentos. No primeiro, tomaram a palavra o Coordenador do projeto, o Prof. Ricardo Resende (ISCTE) e alguns dos parceiros, designadamente o Eng. Rodrigo Lima (LNEC) e o Arq. João Miranda (atelier A-Lab). No segundo momento, de mesa-redonda, a Engª Margarida Magina (Quadrante Engenharia), o Arquiteto Ricardo Camacho (OA) e o Prof. José Dinis Silvestre (IST), juntarem-se ao painel.

O Projeto de investigação SECClasS (www.secclass.pt) financiado pelo EEAGrants, pretende contribuir para a Economia Circular na Construção através de um Sistema de Classificação de Informações sobre Construção Nacional otimizado para a Sustentabilidade e para os processos digitais (BIM), que permita a melhoria do desempenho dos edifícios e redução dos resíduos através de ferramentas digitais de gestão e seleção informada dos elementos construtivos.
O sistema de classificação Informações sobre Construção Nacional otimizado para a Sustentabilidade proposto está orientado para a metodologia BIM e serve não só a componente de sustentabilidade, mas também os restantes usos BIM, como a gestão do processo BIM, quantificação (quantity takeoff, ou medição a partir do modelo), compatibilização de especialidades (clash detection) ou planeamento de obra, e todas as fases do ciclo de vida.
Pretende-se que o sistema proposto venha a ser usado e implementado por profissionais de projeto, construção e responsáveis pela gestão e manutenção de edifícios, permitindo unificar a terminologia a todas as escalas, facilitando a comunicação, seleção de materiais e componentes, bem como uma avaliação precisa dos impactos dos edifícios ao longo do seu ciclo de vida.

Consulte a gravação desta conferência aqui