Região Sul promoveu Sessão Técnica sobre Ascensores

16 de Novembro de 2023 | Geral, Engenharia Mecânica

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Mecânica promoveu, no dia 13 de novembro, uma Sessão Técnica sobre Ascensores, que contou com o apoio da OTIS.

Apesar da especificidade do tema, verificou-se uma forte adesão de Membros e alguns Não Membros, tendo-se registado a presença de quase duas centenas de participantes nesta sessão, que decorreu em formato híbrido.

A Sessão contou com duas apresentações e foi moderada por José Sobral, Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Mecânica, e presidida por António Carias de Sousa, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul.

A primeira apresentação, realizada por Rui Saraiva, focou a relação entre ascensores e edifício, fazendo uma abordagem ao atual enquadramento legal. A legislação europeia, através da publicação de Diretivas, permite identificar os riscos e definir os requisitos essenciais de saúde e segurança a que os equipamentos e os edifícios devem obedecer, bem como a promoção da elaboração de normas técnicas para o cumprimento e a garantia da conformidade com esses requisitos.

A segunda apresentação, a cargo de Ângelo Almeida, abordou diversas aplicações específicas para ascensores, também com base na legislação europeia para ascensores e as principais normas de referência. Foram referidas as condições gerais de robustez, geometria, acessibilidade e ergonomia, exigidas na EN 81-20, assim como a indicação de normas com aplicação mais específica, como é o caso da EN 81-70, sobre a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, a EN 81-72, relativa a ascensores para uso exclusivo de bombeiros em caso de incêndio, a EN 81-73, referente ao comportamento do ascensor em caso de incêndio e ainda a EN 81-77, que aborda questões ligadas aos ascensores sujeitos a risco sísmico.

A Sessão finalizou com um período de perguntas e respostas, registando-se uma elevada participação dos presentes no auditório e online, com questões pertinentes e importantes nesta área tão específica dos ascensores.

Consulte as apresentações:

Reveja a sessão técnica: