Região Sul realiza primeiro workshop Mais e Melhores Peritos

22 de Maio de 2023 | Geral

Realizou-se no dia 9 de maio, na sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros (OE), o Workshop "Mais e Melhores Peritos”, uma iniciativa do Conselho Diretivo da Região Sul enquadrada nos objetivos de valorização dos Membros.

Esta, que foi a primeira sessão sobre Peritos, recebeu mais de cento e trinta participantes, na qual foi possível trocar experiências e boas práticas sobre Peritagens. O objetivo foi, não só a partilha de informação entre membros que são peritos, mas também esclarecer todos o que pretendem vir a sê-lo, aumentando e qualificando, desta forma, todos os Engenheiros que integram a Bolsa de Peritos.

Jorge Gamito Pereira, membro do Conselho Diretivo da Região Sul, abriu a sessão com as boas-vindas a todos os participantes, e apresentou o novo Regulamento de Peritos, que se pretende seja simples e claro, caracterizando o processo para novas candidaturas a Perito, que a partir deste dia passou a vigorar na área da Região Sul, no portal da OE.

O segundo orador foi José Eduardo Marçal, Perito Sénior e Presidente do Conselho Disciplinar da Região Sul, que partilhou a sua experiência de peritagens de mais de 20 anos, explicando detalhadamente os possíveis enquadramentos de intervenção dos Peritos, bem como alguns fatores condicionantes a esta função, legislação aplicável, entre outros temas relevantes.

A última intervenção coube ao orador convidado Dr. Paulo Pita Soares, formado em Direito, que veio explicar como funciona a Prova Pericial, e quais as melhores práticas de comunicação em tribunal.
No final da sessão houve um intenso debate onde as perguntas não se esgotaram, dando assim o mote para o próximo Workshop a realizar em Outubro, sendo previstas duas sessões anuais, com pelo menos uma sessão obrigatória para os membros da Bolsa de Peritos.

Jorge Gamito Pereira encerrou a sessão referindo que o propósito desta sessão foi e será sempre valorizar a Engenharia e os Engenheiros, neste caso mediante a formação e qualificação da Bolsa de Peritos.
A data do próximo workshop será em 10 de Outubro, com a tradicional divulgação nos canais normais.

O conteúdo desta sessão pode ser visionado integralmente, com acesso a partir da página: www.ordemengenheiros.pt/pt/a-ordem/regiao-sul/bolsa-de-peritos/