Região Sul realizou conferência sobre a temática do punçoamento em lajes fungiformes

09 de Fevereiro de 2023 |

Promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio (CRC) de Engenharia Civil, a Conferência "Novas abordagens sobre a temática do punçoamento em lajes fungiformes” decorreu no Auditório da Ordem dos Engenheiros, dia 31 de janeiro.

A sessão teve início com a intervenção do Presidente da Região Sul, que agradeceu a presença da assistência e realçou a importância desta conferência, nomeadamente pela divulgação de trabalhos de investigação importantes e atuais, com aplicação direta na atividade de projeto e construção de edifícios com estrutura em betão armado. Seguiu-se a intervenção do Eng. Fernando F. S. Pinho, Coordenador do CRC de Civil, que fez o enquadramento geral da conferência e agradeceu aos oradores a sua participação nesta iniciativa.

Seguidamente, a Engª Carla Marchão apresentou o trabalho "Utilização de betões com propriedades melhoradas em lajes fungiformes", sintetizando os resultados obtidos durante o Projeto de investigação HiPerSlab, onde se explorou a possibilidade de utilização parcial de betões com propriedades melhoradas (betão de elevado desempenho reforçado com fibras) em estruturas de laje fungiforme.

A segunda apresentação coube ao Eng. Rui Marreiros, que expôs o projeto europeu SlabStress, sob o tema "Ensaio de grande escala de edifício de laje fungiforme". Neste projeto, financiado pela Comissão Europeia, foi ensaiado um modelo de edifício em laje fungiforme à escala real, constituído por dois pisos, sujeito a carregamento do tipo sísmico. Esta campanha experimental de elevada visibilidade, visto que se tratava de um dos ensaios de maior escala alguma vez realizado a nível mundial com esta solução estrutural, visava contribuir para o avanço do estado da arte sobre o comportamento deste tipo de estruturas.

Por fim, o Eng. António Pinho Ramos apresentou a filosofia de "Verificação da segurança ao punçoamento na nova geração de Eurocódigos estruturais", esclarecendo o racional por trás da necessidade de revisão desta documentação, bem como os conceitos base que a suportam.

Esta sessão revelou-se de grande interesse e atualidade para a assistência, como se pôde concluir pelo excelente debate e troca de impressões que se seguiram às apresentações.

Assista à gravação da Conferência: