Região Sul realizou Conferência sobre “Caracterização mecânica de paredes de alvenaria de pedra tradicional: Análise experimental e modelação numérica”

08 de Novembro de 2022 | Geral, Engenharia Civil

No passado dia 27 de outubro, pelas 18h00, teve lugar uma Conferência (modelo híbrido) sobre análise experimental e modelação numérica de paredes de alvenaria de pedra tradicional, promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil (CRC Civil).

A sessão teve início com a intervenção do Presidente da Região Sul, Eng. Luís Machado, que agradeceu a presença dos participantes que se encontravam na sede da Região Sul e online, além de referir a importância desta iniciativa com o objetivo de divulgar trabalhos de investigação em curso, com aplicação direta na atividade de caracterização e reabilitação de estruturas antigas de alvenaria de pedra.
Seguiu-se a intervenção do Eng. Fernando F. S. Pinho, Coordenador do CRC Civil, que realizou o enquadramento geral da conferência e agradeceu a presença dos restantes oradores, bem como o trabalho de equipa que tem vindo a ser desenvolvido. Em seguida, na sua condição de docente do Departamento de Engenharia Civil (DEC) da FCT NOVA, o Eng. Fernando Pinho apresentou os ensaios experimentais realizados por si em paredes de alvenaria de pedra tradicional no DEC FCT NOVA, incluindo diferentes soluções de reforço. Posteriormente, o Investigador Nuno Monteiro Azevedo, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, apresentou o módulo computacional baseado no modelo de partículas adotado no processo de validação, focando-se em aspetos da sua formulação e do seu potencial na análise numérica de paredes de alvenaria antiga. Por fim, a Professora Ildi Cismasiu, do DEC FCT NOVA, apresentou exemplos de estudos de validação do modelo numérico, incluindo estudos de caracterização do reforço por conetores metálicos, demonstrando que o modelo pode ser adotado como complemento dos ensaios experimentais, contribuindo para uma melhoria da compreensão do comportamento deste tipo de estruturas.

Esta conferência revelou-se de grande interesse e atualidade para a assistência, como se pode concluir pelo excelente debate e troca de impressões que decorreu após as apresentações.

Consulte a gravação desta conferência aqui