fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Região Sul realizou II Conferência sobre o Programa ReSist

07 de Março de 2023 |




No dia 28 de fevereiro, o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil (CRC Civil) promoveu a II Conferência sobre o programa ReSist, onde foram apresentadas as medidas já implementas - a clarificação e otimização das normas em vigor, as ações de formação destinadas à comunidade técnica e as ações de sensibilização e capacitação do público em geral.

Desenvolvido pela Câmara Municipal de Lisboa, o Programa ReSist consubstancia a estratégia do Município para a promoção da resiliência sísmica e materializa-se em 47 ações, divididas por três vetores base: infraestrutura de conhecimento e modelação, envolvimento da sociedade e regulamentação e fiscalização.
A sessão teve início com a intervenção do Presidente da Região Sul, Eng.º António Carias de Sousa, que agradeceu a participação da assistência e referiu a importância deste Projeto como fator de salvaguarda, segurança estrutural dos edifícios e outras infraestruturas urbanas de grande relevo.
Seguidamente, o Eng. Fernando F. S. Pinho, Coordenador do CRC Civil, fez um enquadramento da Conferência, justificou a sua importância no âmbito das condições de segurança sísmica do património construído, e apresentou a oradora - Doutora Cláudia Pinto, Coordenadora do Projeto ReSist.
A Doutora Cláudia Pinto agradeceu o convite e começou a sua apresentação referindo o risco sísmico em Lisboa, os elementos mais expostos e o enquadramento legislativo geral. De seguida, apresentou os objetivos estratégicos do Programa ReSist e as ações já desenvolvidas, com destaque para a estrutura do Relatório de Avaliação de Vulnerabilidade Sísmica (RAVS) e a composição da respetiva equipa. Referiu ainda as diversas ações de formação enquadradas nas Jornadas ReSist já realizadas em vários locais e instituições, bem como as próximas atividades previstas.
Esta sessão revelou-se de grande interesse e atualidade, o que se refletiu na diversidade de questões colocadas pelos participantes, presencialmente e online.

Consulte a apresentação do Programa aqui

Assista à gravação da Conferência:

Parceiros Institucionais