Região Sul realizou visita técnica ao empreendimento Infinity Tower, em Lisboa

20 de Maio de 2022 | Geral

No passado dia 17 de maio, pelas 17h30, teve lugar a visita técnica à obra de construção da Infinity Tower, em Lisboa, promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros, em colaboração com o Conselho Diretivo da Região Sul.

Esta visita técnica seguiu um modelo híbrido e compreendeu duas partes: na primeira foi feita a apresentação do projeto, com transmissão simultânea em online, e, na segunda, foi realizada a visita à obra pelos membros que assistiram à sessão de forma presencial.

A apresentação iniciou com a intervenção do Presidente da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, Eng.º Luís Machado, que começou por saudar a presença de todos os participantes e organizadores desta iniciativa, a qual contou com um grande interesse dos Membros da Ordem. Enalteceu a satisfação de conhecer e visitar uma obra de referência que abrangeu todas as áreas da Engenharia, numa simbiose com a vertente de Arquitetura, que resultou num empreendimento distintivo e complexo, com inúmeros desafios em termos de planeamento, execução e coordenação, entre outras variáveis, que a conjuntura internacional veio adicionar.

Seguiu-se a intervenção do Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil, Eng.º Fernando Pinho, que agradeceu a todos os presentes, salientou o sucesso da iniciativa e introduziu o programa, realizando a apresentação dos oradores: Eng.º Pedro Aguardela, Diretor de Projeto da Vanguard Properties, Promotor do empreendimento, e dois dos Projetistas da Obra, o Arq.º Tiago Sallas, da Saraiva + Associados, e o Eng.º Eduardo Freitas, da PPE – Planeamento e Projetos de Engenharia.

O Eng.º Pedro Aguardela realizou a apresentação do empreendimento, nomeadamente as especificidades do projeto, onde salientou os principais objetivos da obra, centrados na qualidade, sustentabilidade e eficiência energética, além de partilhar as principais referências envolvidas em termos de quantidades.

Seguiu-se o Arq.º Tiago Sallas, que desenvolveu os aspetos da conceção, dos condicionamentos que se colocaram e das soluções adotadas, e o Eng.º Eduardo Freitas, que apresentou os modelos utilizados, a conceção estrutural e especificidades técnicas do projeto.

O encerramento da apresentação, correspondente à 1ª parte da visita, esteve a cargo dos Engs.º Fernando Pinho e Luís Machado, a que se seguiu a deslocação à frente de obra, onde os Membros da Ordem dos Engenheiros presentes tiveram a possibilidade de observar a evolução dos trabalhos, que se encontram em fase final de construção dos últimos pisos e de verificar algumas das soluções utilizadas.

A Infinity Tower é um empreendimento residencial que está localizado em Campolide, sendo um dos edifícios mais altos de Lisboa, com 26 pisos acima da soleira e quatro abaixo. Integra 195 apartamentos com tipologias de T0 a T6 Duplex e 329 lugares de estacionamento.  O condomínio incorpora também um conjunto de "amenities” ao nível dos melhores hotéis de Lisboa, destacando-se uma piscina exterior no 24º piso, uma piscina interior para adultos, outra para crianças, um ginásio, kids club, um SPA, um pátio interior com áreas ajardinadas, um campo de padel, espaços de coworking, vários serviços para os residentes e uma ligação direta pedonal (e por ciclovia) ao Parque Florestal de Monsanto.

Este projeto representa um investimento de mais de 90 milhões de euros.

Consulte a apresentação do projeto aqui