Região Sul recebe última Sessão Técnica do ciclo “Transição Energética… e Agora?”

08 de Março de 2024 |

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica promoveu a terceira Sessão Técnica "Transição Energética… e Agora?” no dia 7 de março, no auditório da OERS.

A sessão, organizada em conjunto com o Colégio Nacional de Engenharia Eletrotécnica, a E-Redes e a DGEG, analisou e debateu os desafios da transição energética, o Plano Nacional de Energia e Clima 2030 e o Relatório de Monitorização da Segurança de Abastecimento do Sistema Elétrico Nacional, bem como tramitações processuais e técnicas para agilizar a penetração de postos de carregamento de veículos elétricos, unidades de produção para autoconsumo e comunidades de energia renovável.

António Fonseca, Coordenador do CRC Eletrotécnica salientou a importância deste tipo sessões e fez um resumo das já realizadas ao longo do atual mandato e Susana Serôdio, Vogal do Conselho Diretivo da OERS, salientou os desafios inerentes à transição energética, lançando o mote - Quero Fazer Parte da Transição Energética! E Agora?
Pedro Fonseca, Gestor de Produto "UPAC e CER”, prosseguiu com a apresentação "Unidade de Produção para Autoconsumo e Comunidades de Energia Renovável".
Para apresentar a "Ligação à Rede de Postos de Carregamento de Veículos Elétricos - Processo E2E" José Geria, Gestor de Produto "Mobilidade Elétrica”, deu continuidade à sessão, seguido de Filipe Pinto, Diretor de Serviços de Energia Elétrica da DGEG, que fez o Enquadramento Legal e Regulatório.
Para falar sobre Comunidades de Energia e Postos de Carregamento de VE, Rui Bento, Responsável pela Análise de Rede da E-REDES concluiu as apresentações que antecederam o momento de Perguntas e Respostas.

Matos Fernandes, Coordenador do Colégio de Engenharia Eletrotécnica e Pedro Carreira, Diretor Adjunto da Direção de Ativos e Planeamento de Rede da E-REDES, intervieram no encerramento desta sessão.

Consulte as apresentações aqui

Assista à gravação da sessão.