Região Sul recebeu o Seminário "New Developments on Friction Stir Welding (FWS)"

11 de Julho de 2022 | Geral

No dia 6 de julho, decorreu no auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, promovido pelo Conselho Regional do Colégio de Engenharia Mecânica da Região Sul, o Seminário "New Developments on Friction Stir Welding (FWS)” (Novos Desenvolvimentos na Soldadura por Fricção), dando seguimento à missão desenvolvida pela Ordem dos Engenheiros e ao objetivo de informar e valorizar os seus Membros.

A abertura da sessão foi realizada pelo Coordenador do Colégio Regional de Engenharia Mecânica, Eng. José Sobral, à qual se seguiram as apresentações por parte dos oradores convidados, sob moderação da Engª Sara Fernandes, Project Manager na EWF (European Federation for Welding, Joining and Cutting).
No âmbito do Projeto RESURGAM (Robotic Survey, Repair, and Agile Manufacturing) estão a ser desenvolvidas novas técnicas para soldadura de alta integridade, baixa distorção, ambientalmente positiva e recomendada, por exemplo, para construção naval devido à sua alta qualidade e adequação para automação.
No Seminário foi possível mostrar os recentes desenvolvimentos nesta área, nomeadamente para soldadura de estruturas de aço (tradicionalmente só era possível usar a FSW em alumínio), representando uma grande oportunidade para melhorar a produtividade dos estaleiros europeus, mas não só.
Foi apresentada uma introdução a sistemas de FSW de baixo custo para aço, uma introdução de sistemas FSW robóticos habilitados para Inteligência Artificial (AI) capazes de fazer reparações de soldadura subaquática e a possibilidade de adaptação das ferramentas a equipamentos CNC já existentes. As apresentações estiveram, respetivamente, a cabo de Stephen Cater (TWI), de Christopher Downham (Forth Engineering - Cumbria) e de Pierre Mas (Stirweld).
Esses recursos de fabrico e reparação, já em uso generalizado nas indústrias automóvel e aeroespacial, permitirão, por exemplo, que navios danificados em qualquer lugar do mundo tenham a opção de serem reparados no local sem a necessidade de se deslocarem até à doca seca mais próxima.

Consulte a gravação desta sessão aqui