fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Região Sul visita a Agência Europeia de Segurança Marítima

09 de Setembro de 2019 | Geral, Engenharia Eletrotécnica


No passado dia 5 de julho, teve lugar a Visita Técnica à Agência de Segurança Marítima Europeia (AESM/ EMSA), em Lisboa. Esta visita surgiu da iniciativa do Conselho Regional de Colégios de Engenharia Eletrotécnica e contou com a participação de 23 membros.

A visita teve início com a apresentação da Agência, onde teve lugar uma introdução à génese e história da AESM, continuou para o Centro de Monotorização de Recursos e Serviços de Suporte Marítimo, onde foi possível observar que, através de programas específicos, vários controladores asseguram a monotorização dos sistemas, num trabalho contínuo de 24 horas por dia, 7 dias por semana. Neste centro, foi também possível conhecer e acompanhar o trabalho do Safe Seanet, um sistema que permite o controlo em tempo real das embarcações, possibilitando o acesso às informações sobre a respetiva tipologia, características, tipo de carga, histórico de navegação. Paralelamente, o Cleansea Net, uma rede de vigilância por satélite, deteta marés vivas, monitoriza riscos de poluição e previne colisões e o MAR-ICE, realiza a análise dos químicos provenientes de acidentes. Os membros regressaram para uma contextualização em sala sobre o âmbito de ação e intervenção da AESM, com alguns exemplos práticos, onde se verificou a importante e complexa infraestrutura técnica que envolve a AESM/ EMSA, apoiada em sistemas de comunicações e controlo tecnologicamente atualizados. 

A Agência Europeia da Segurança Marítima nasceu em 2003, tendo estado primeiro sediada em Bruxelas, passando em 2006 para o Parque das Nações em Lisboa, e em 2009, para o atual edifício no Cais do Sodré. Esta organização surgiu quando a segurança e vulnerabilidade das águas europeias ficou exposta após o naufrágio de dois petroleiros, primeiro o "Erika” em 1999 ao largo da costa francesa, e depois, o "Prestige” em 2002, ao largo da costa espanhola. Estes acidentes suscitaram a criação de um organismo da união europeia, recorrendo ao domínio técnico e operacional dos decisores políticos comunitários, para prevenir este tipo de desastres, ou proporcionar uma melhor preparação para um derramamento de óleo em grande escala.

A AESM fornece assistência técnica e apoio à Comissão Europeia e Estados-Membros na implementação e desenvolvimento da legislação da União Europeia em matéria de segurança marítima e poluição. Além do desenvolvimento e atualização da legislação, monitoriza a sua implementação e avalia a eficácia das medidas adotadas, com o objetivo de prevenir futuros problemas e acidentes, contribuindo para a melhoria da segurança nas águas da UE. 
 

Esta visita contou mais uma vez com o interesse e adesão por parte dos membros da Ordem dos Engenheiros,que se mostraram curiosos e participativos na colocação de questões.

Parceiros Institucionais