fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Região Sul Visita a ETAR do Barreiro/Moita

20 de Abril de 2015 | Geral


O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente realizou, no passado dia 17 de abril, uma visita técnica à Estação de Tratamento de Águas Residuais do Barreiro/Moita, da SIMARSUL.

A visita técnica teve inicio com uma apresentação, em sala, de todo o processo de tratamento das águas residuais.
A ETAR do Barreiro/Moita está dotada de infraestruturas que permitem o tratamento das águas residuais através de um processo que consiste num sistema de lamas ativadas em regime de média carga, composto por quatro linhas de tratamento, com decantação primária a montante e sistema de desinfeção final por UV. A ETAR dispõe de digestão anaeróbia das lamas com sistema de cogeração, com uma potência de 598 kW, estando ainda dotada  com um sistema de desodorização das instalações.
 
Na segunda fase da visita, todos os participantes tiveram oportunidade de percorrer a pé, e ver in loco,  as diferentes estruturas de tratamento, desde o edifício de exploração, passando pelos decantadores, desinfeção por UV, tratamento de lamas até à desodorização.

Esta ETAR, a maior gerida pela SIMARSUL, está inserida no Subsistema do Barreiro/Moita que inclui, além desta infraestrutura, cerca de 44,2 km de emissários e condutas elevatórias e 18 estações elevatórias.


Parceiros Institucionais