Região Sul Visita Estação de Tratamento de Águas da Asseiceira

23 de Fevereiro de 2015 | Engenharia do Ambiente

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente realizou no dia 6 de fevereiro uma Visita Técnica à Estação de Tratamento de Águas da Asseiceira.
Na chegada à Estação de Tratamento foi feita uma apresentação do sistema de captação, adução e tratamento de água.
Seguiu-se a visita à ETA da Asseiceira, onde se inicia todo o processo de tratamento da água captada na Albufeira de Castelo do Bode. Esse processo compreende a pré-cloragem de emergência, a remineralização e a correção da agressividade, coagulação, floculação química, flotação, ozonização intermédia, filtração, ajuste do PH, cloragem intermédia no canal de água filtrada e desinfeção com cloro. As lamas resultantes deste processo são tratadas e recicladas e posteriormente utilizadas na indústria do cimento, reduzindo-se assim o seu impacto ambiental.

Reconhecida como um dos principais componentes do sistema de abastecimento da EPAL é responsável pelo tratamento de cerca de 68% do volume de água produzida.

A ETA da Asseiceira dispõe das mais modernas tecnologias de tratamento, sendo a maior infraestrutura do seu género existente em Portugal. A EPAL capta e trata a água consumida em Lisboa e em mais 34 municípios, a que corresponde aproximadamente um terço da população nacional.
A gentileza na receção e a disponibilidade demonstrada para responder às perguntas efetuadas contribuiram para tornar a visita ainda mais proveitosa para os membros participantes, pertencentes aos vários Colégios de Engenharia da Ordem dos Engenheiros.