Região Sul visita Terreiro do Paço e Fábrica da Água em Alcântara

09 de Outubro de 2017 | Engenharia do Ambiente

No passado dia 29 de setembro, realizou-se uma visita técnica ao Terreiro do Paço e à Fábrica de Água de Alcântara, (ETAR de Alcântara), promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente, que contou novamente com a forte adesão por parte dos membros.

A visita teve início no Terreiro do Paço, com a receção do grupo pelo Eng. Pedro Barata, da Direção de Operação, que apresentou a rede de drenagem – sistema interceptor do Terreiro do Paço. Foi possível ver a câmara de interceção de água residual proveniente dos coletores unitários da Rua Augusta e Rua da Prata, bem como o funcionamento de três compartimentos: desvio de água residual para o sistema interceptor,  válvulas de maré e válvula de controlo de caudal.

O grupo seguiu depois para a Fábrica de Água de Alcântara, que serve parte dos municípios de Lisboa (Zona Ocidental), Amadora e Oeiras. Esta infraestrutura, atualmente sob responsabilidade das Águas do Tejo Atlântico, empresa do Grupo Águas de Portugal, foi alvo de uma profunda modernização e ampliação. A fazer a apresentação da instalação e a acompanhar o grupo, estiverem os Eng. Pedro Álvaro e Paulo Inocêncio da Direcção de Operação e Sara Duarte, da Comunicação.

Com capacidade para tratar as águas residuais de 756.000 habitantes-equivalentes, dispõe de um tratamento constituído por decantação primária lamelar assistida, biofiltração e desinfeção por radiação ultravioleta. A ETAR de Alcântara, isolada do ambiente exterior, destaca-se pela sua integração paisagística, sendo integralmente confinada por uma cobertura vegetal, sob a qual se localiza não só a ETAR propriamente dita, mas também os edifícios administrativos e a sede Águas do Tejo Atlântico. Após tratamento, antes de ser descarregada no Rio Tejo, parte da água residual tratada é reutilizada na própria instalação.

Pela sua dimensão e capacidade de tratamento, a Fábrica de Água de Alcântara e o seu sistema intercetor, constituem um conjunto de infraestruturas que contribuem de forma significativa para a despoluição do Tejo, melhorando o Ambiente e a qualidade de vida de todos os que habitam a região.

Consulte aqui a Apresentação das  Águas do Tejo e Atlântico.