Região Sul visitou Unilever-FIMA

15 de Maio de 2024 | Geral

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Mecânica promoveu, no dia 13 de maio, uma Visita Técnica às instalações da Unilever-FIMA, situada em Santa Iria da Azóia.

A visita contou com a participação de duas dezenas de Membros da Ordem dos Engenheiros, tendo sido recebidos pelo Diretor e responsável pela instalação, Fernando Oleto (Supply Chain & R&D Director), que começou por dar as boas-vindas, passando de seguida um breve vídeo de segurança e uma apresentação da empresa e das instalações fabris.

A Unilever-FIMA resulta de uma joint-venture entre a Unilever (55%) e a Sociedade Francisco Manuel dos Santos (45%), encontrando-se implantada numa área industrial de 155000 m², com 50000 m² de construção. Possui atualmente cerca de 413 colaboradores, laborando 24 horas por dia e 5 dias por semana. Prevê-se para o corrente ano a produção de cerca de 45000 toneladas e uma faturação que rondará os 300 milhões de euros.
Em termos de datas históricas, salienta-se o início da fábrica de margarinas em 1968, o início do fabrico de gelados Olá em 1970, o começo do fabrico dos caldos Knorr em 2005 e a implementação de uma linha de produção de cones de baunilha para os gelados Cornetto em 2014.
Atualmente, a fábrica da Olá possui 9 linha de produção (muito flexíveis), tenho a fábrica da Knorr 24 linhas produtivas. Em termos de segurança, uma das grandes preocupações da empresa que há a registar, é a ausência de acidentes/incidentes reportáveis durante o ano de 2023. Quanto à sustentabilidade, também há uma grande aposta em energia renovável, que levou a uma diminuição do consumo energético em cerca de 11% e uma redução de CO2 de cerca de 1450 toneladas por ano. Relativamente à área da qualidade, a Unilever-FIMA também se orgulha de ter zero reclamações dos seus clientes.

Para a visita propriamente dita, os participantes foram divididos em dois grupos, acompanhados por responsáveis das duas fábricas, tendo um grupo iniciado a visita à fábrica da Olá e outro grupo à fábrica da Knorr. A meio da visita houve uma troca, fazendo com que todos os participantes tivessem oportunidade de conhecer ambas as fábricas. A explicação de todo o processo produtivo foi completa e detalhada, incidindo sobre muitas questões técnicas e respondendo a inúmeras questões colocadas pelos participantes.
De referir o interesse demonstrado pelos Membros de várias especializações, tendo participado na visita Membros do Colégio de Engenharia Mecânica, Civil, Alimentar, Química e Biológica, Eletrotecnia e Telecomunicações e Biotecnologia.

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Mecânica agradece a amabilidade da Unilever-FIMA, em receber os Membros da Ordem dos Engenheiros, assim como a excelente visita realizada.