Representante da Ordem dos Engenheiros e Presidente da WFEO é homenageado pela China Academy of Engineering

24 de Agosto de 2023 |

O Engenheiro José Vieira, Presidente da WFEO (World Federation of Engineering Organizations), foi convidado pela CAST (China Association for Science and Technology) para participar no World Robot Conference 2023, que este ano se realizou em Beijing, de 15 a 21 de agosto.

Além do discurso na sessão de abertura do evento, José Vieira participou ainda em diversos fóruns relacionados com o papel da Engenharia na evolução da inteligência artificial e seus principais impactos na sociedade.

Em paralelo, foram realizadas reuniões de alto nível com a Direção de várias Instituições de Engenharia chinesas, entre elas, a CAST, a CAE (China Academy of Engineering) e a ICEE (UNESCO Secondary Center – International Center for Engineering Education).

Na reunião com a CAE, foi prestada uma homenagem ao Presidente da WFEO, demonstrando o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no domínio da promoção da qualidade do ensino da engenharia a nível internacional e pelo compromisso em manter os laços de cooperação entre a CAE e a WFEO.

Durante o conjunto de reuniões realizadas e em resposta ao interesse demonstrado pelas autoridades chinesas, o Presidente da WFEO teve ainda a oportunidade de apresentar uma visão geral da engenharia em Portugal e das experiências no reconhecimento mútuo de diplomas e competências profissionais promovidas internacionalmente pela Ordem dos Engenheiros de Portugal.

Esta iniciativa é um prestígio para a Ordem dos Engenheiros e é o culminar da estratégia internacional da Ordem dos Engenheiros, que tem por objetivo aumentar o reconhecimento e a valorização dos engenheiros portugueses no estrangeiro, no sentido de potenciar Portugal e a engenharia portuguesa através de diplomacia económica ao mais alto nível.

Ainda no decorrer deste mês, a Ordem dos Engenheiros promoveu uma reunião entre os líderes dos conselhos profissionais, sindicatos de engenharia, representantes do governo nacional da Colômbia e o Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Portugal, para a consolidação de oportunidades entre os dois países no campo profissional, tendo a Ordem dos Engenheiros assumido o compromisso de colaborar com as congéneres colombianas na certificação do selo EUR-ACE nas escolas superiores de engenharia na Colômbia.

Destaca-se ainda este mês a participação dos dois Vice-Presidentes, Lídia Santiago e Jorge Liça, bem como do Grupo de Jovens Engenheiros, numa feira de captação de talento no Brasil, na procura de soluções que visem potenciar a capacidade de engenharia em Portugal.