Revista Ingenium N.º 178 - Desenvolvimento Regional | O contributo da Engenharia

Edição de Outubro/Novembro/Dezembro já disponível

14 de Novembro de 2022 | Geral

"O maior desafio é olhar da mesma forma, quer para a questão da coesão interna, quer para o processo de convergência com a União Europeia”

A edição n.º 178 da INGENIUM é dedicada ao Desenvolvimento Regional e ao contributo da Engenharia na prossecução dos objetivos em prol da atratividade e equilíbrio de todas as regiões do País.

Cláudia Joaquim e Duarte Rodrigues, Rosário Mauritti, António M. Cunha e José Gomes Mendes, entre outras personalidades, foram convidados a partilhar as suas opiniões em relação às assimetrias regionais que persistem no território nacional, assim como os desafios e oportunidades que se afiguram.

Destaque para a entrevista com Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, que reivindica mais recursos para os territórios do interior, por forma a que estes se tornem atrativos para as pessoas, para as empresas e para o tecido socioeconómico.

Mais uma vez abrimos com um Em Foco, de Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, desta feita sobre a posição e pronúncia da Ordem em relação ao Projeto de Decreto-lei que altera o Código dos Contratos Públicos e Lei n.º 30/2021, de 21 de maio, que aprova medidas especiais de contratação pública.

Na secção Primeiro Plano acompanhamos a posição conjunta da Ordem dos Engenheiros e da Ordem dos Economistas sobre a solução aeroportuária estratégica e definitiva que se pretende para Portugal.

A par das habituais notícias dos Colégios de Especialidade e Especializações de Engenharia e da atualidade nacional e regional da Ordem, mantemos as secções Barómetro da Construção, Gestão e Visto de Fora.

Fechamos, como habitualmente, com a Crónica do Professor Jorge Buescu.

Descarregue a versão digital aqui

Boa leitura!