fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Revista Ingenium N.º 179 - Energia e Clima

Edição de Janeiro/Fevereiro/Março já disponível

01 de Fevereiro de 2023 | Geral



"Os assuntos que relacionam a Energia e o Clima são assuntos que radicam na área de intervenção dos engenheiros”

A Ordem dos Engenheiros decretou 2023 como o Ano OE Energia e Clima, uma iniciativa que procurará contribuir com propostas concretas aos desafios que se apresentam em torno da soberania energética, inovação em fontes de energia e políticas energéticas em Portugal e na União Europeia. A edição n.º 179 da INGENIUM faz jus à temática Energia e Clima e reúne a visão de mais de uma dezena de especialistas em torno desde desígnio.

João Correia Bernardo, Maria da Graça Carvalho, Ricardo Campos, Filipe Duarte Santos, Pedro Amaral Jorge e João Peças Lopes, entre outras personalidades, foram convidados a partilhar as suas opiniões em relação aos desafios e oportunidades das diversas fontes de energia, assim como o papel da Engenharia, das empresas e da sociedade civil na concretização das metas energéticas e ambientais inscritas no PNEC 2030.

Destaque para a entrevista com José Vieira, Comissário do Ano OE Energia e Clima, que traça os principais desafios na concretização das metas inscritas no PNEC 2030, considerando que a Engenharia e os engenheiros terão uma participação ativa no esforço de implementação de políticas nacionais de energia mais eficazes.

Na primeira edição de 2023, abrimos com um Em Foco, de Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, sobre a criação de novos Colégios de Especialidade e Especializações, enquanto garantes do desenvolvimento do conhecimento da Engenharia e da modernização da Ordem dos Engenheiros.

No Primeiro Plano fazemos o balanço do Dia Nacional do Engenheiro 2022, pela primeira vez celebrado nos Açores. Os 86 anos da Ordem dos Engenheiros foram comemorados com pompa e circunstância em Ponta Delgada, numa cerimónia que enalteceu os engenheiros e a Engenharia nacional.

A par das habituais notícias dos Colégios de Especialidade e Especializações de Engenharia e da atualidade nacional e regional da Ordem, retomamos o Perfil e mantemos as secções Gestão e Visto de Fora.

Fechamos, como habitualmente, com a Crónica do Professor Jorge Buescu.

Descarregue a versão digital aqui

Boa leitura!

Parceiros Institucionais