Rotas do Talento levam Ordem dos Engenheiros ao Grupo Mota-Engil

30 de Janeiro de 2024 | Geral

As "Rotas do Bastonário – Engenharia em Movimento” decorreram hoje, dia 30 de janeiro, na maior empresa de construção civil do País.

Uma comitiva liderada pelo Bastonário, que integra também os Vice-presidentes Nacionais e o Presidente do Colégio de Engenharia Civil, visitou hoje o Grupo Mota-Engil.

Fundado em 1946, a empresa é líder no setor da construção em Portugal, estando igualmente no top 15 Europeu e no top 5 das maiores construtoras da América Latina.

O grupo conta com mais de 54.000 trabalhadores, dos quais 3.500 são engenheiros, e tem mais de 80% da sua atividade no exterior.

"A fuga do talento deve ser uma prioridade nacional. Como manter os nossos jovens no País, como ir ao encontro das suas expectativas quer salariais, quer de progressão de carreira é uma preocupação que deve ser nacional”, afirmou Fernando de Almeida Santos durante uma reunião com a Administração da empresa.

Por sua vez, Carlos Mota Santos, Presidente da Mota-Engil, referiu-se à dificuldade cada vez maior que a empresa tem em recrutar engenheiros nas áreas tradicionais, como é o caso de Civil, apesar de um bem sucedido programa de estágios que conta já com dez edições.

A visita continuou pelas instalações e áreas funcionais do Grupo Mota-Engil.

Das áreas de projeto, passando pela área de produção, foi possível conhecer os engenheiros e engenheiras que diariamente executam as muitas obras que o grupo lidera em Portugal.

Em 2023, a Mota-Engil bateu recordes quer a nível de carteira de projetos, quer a nível de volume de negócios.

A empresa está fortemente comprometida com a sua sustentabilidade e robustez financeira, de forma a consolidar os resultados da empresa, sem descurar a sustentabilidade ambiental e social. Destaca-se o objetivo de conseguir 30% de mulheres em cargos de liderança até 2026.