fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Sede acolhe cerimónia de inicialização da votação eletrónica

11 de Abril de 2016 | Geral


Na passada quarta-feira, dia 6 de abril, em cumprimento do n.º 4 do Artigo 30.º do Regulamento de Eleições e Referendos, realizou-se, em Lisboa, a cerimónia de inicialização da votação eletrónica na Região Sul da Ordem dos Engenheiros.
 
Compareceram a este ato simbólico 14 membros, em representação da Mesa da Assembleia Regional, da Comissão de Fiscalização e das Lista B, RA, RB e RC, todas  elas candidatas às próximas eleições. A cerimónia contou ainda com a presença de dois representantes da Multicert, empresa prestadora do serviço de votação eletrónica.
 
Na demonstração efetuada, o processo iniciou-se com a introdução sequencial das credenciais para login, pelos membros da Mesa da Assembleia Regional e da Comissão de Fiscalização, na página da plataforma da votação eletrónica. Foi assim gerada a chave criptográfica, dividida em 7 partes, que permitirá encriptar os votos eletrónicos a gravar, pelos eleitores, na plataforma de votação eletrónica durante o período previsto no Regulamento de Eleições e Referendos e, no dia 21 de abril, depois de encerrada a votação, permitirá desencriptar estes votos e apurar o resultado da votação eletrónica.
 
Não tendo as Listas A, B, C, D, E, F e G, candidatas a órgãos nacionais, designado representantes na Comissão de Fiscalização, não foram distribuídas mais repartições da chave.
 
Os membros da Mesa da Assembleia Regional e os da Comissão de Fiscalização validaram, um por um, a sua parte da chave no sistema, não tendo sido detetado qualquer erro. Em seguida, procedeu-se à descarga do relatório, onde todos os presentes puderam constatar o estado das bases de dados de registo da votação eletrónica e verificar que constam todos os eleitores e que ainda não há votos registados.

 

Parceiros Institucionais