Segredos dos vinhos portugueses desvendados na Região Sul

15 de Dezembro de 2014 |

No passado dia 11 de dezembro, o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica promoveu a oitava sessão das já conhecidas "Conversas à Volta do Vinho", na Sala do Bar da Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa.

Nesta ocasião, o Prof. Virgilio Loureiro trouxe aos trinta e cinco participantes presentes o seu mais recente projeto, "Secret Wines of Portugal - SWOP”, cujos objetivos são desvendar e comercializar os segredos mais bem guardados do vinho português, estabelecendo uma relação de confiança com pequenos produtores de exceção que ajude a reconhecer o seu valor e a preservar a identidade do seu património.

Os produtores que integram o projeto SWOP e que foram apresentados na ocasião têm alguns pontos em comum, a saber:

a) A defesa da identidade dos vinhos portugueses;
b) A promoção das castas autóctones;
c) O recurso a uma viticultura sustentável com respeito pelo ambiente;
d) O uso de uma enologia minimalista que respeite a origem geográfica dos vinhos;
e) O respeito por todos os colaboradores envolvidos na produção do vinho.

Os participantes da 8ª sessão das Conversas à Volta do Vinho, além de terem ficado a conhecer os segredos de alguns vinhos portugueses, tiveram ainda a oportunidade de os degustar.

Mais informações sobre o projeto SWOP podem ser consultadas aqui.