Segunda edição do curso de prova de águas

02 de Junho de 2015 | Geral, Engenharia do Ambiente

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente promoveu, no passado dia 29 de maio, a segunda edição do Curso de Prova de Águas, com a participação de 8 membros da Ordem dos Engenheiros.

O Curso, cujo objetivo foi dotar os participantes dos conhecimentos essenciais para apreciar de forma crítica o cheiro e o sabor da água, teve início com uma sessão teórica, que decorreu no Laboratório Central da EPAL, nos Olivais, na qual três técnicos da EPAL apresentaram o sistema de abastecimento da empresa bem como os seus processos de controlo da qualidade da água no sistema de abastecimento. Foram referidas ainda as características físico químicas da água, nomeadamente a sua mineralização e dureza, e explicados os mecanismos fisiológicos envolvidos na perceção dos odores e sabores pelo Homem, bem como as causas do cheiro e sabor da água.

Na sessão teórica foi ainda apresentado o método de ensaio de cheiro e sabor e apresentadas soluções padrão representativas de diferentes tipos de cheiro e sabor: cloro, mofo, terra, fénico/medicinal, doce, amargo, metálico, entre outros.Seguiu-se a visita ao Laboratório da EPAL com vista à realização de exercícios práticos, nomeadamente treino de cheiro, treino de sabor e treino com amostras de água.

Após esta sessão prática em laboratório os participantes partiram, em autocarro, para a Mãe d'Água, onde puderam aplicar os conhecimentos adquiridos numa prova-cega de degustação de águas. Seguiu-se um almoço–convívio gentilmente oferecido pela EPAL e ainda uma visita à Mãe d'Água.