![]() A degradação das condições profissionais dos Engenheiros portugueses, com particular destaque para a empregabilidade dos estudantes de Engenharia e dos jovens Engenheiros, foram os temas que Carlos Mineiro Aires, Presidente do Conselho Diretivo da Região, elegeu como mote da sua intervenção durante a Sessão Solene do Dia Regional Sul do Engenheiro, que se celebrou este ano pela quarta vez consecutiva, e que se reafirmou com o grande evento corporativo anual na Região. "A Ordem tem de saber ser o porta-voz das preocupações e dos problemas da classe, sabendo escutar e encontrar a melhor forma de poder ser um parceiro social liderante e interveniente, assumindo, nesta delicada fase da vida nacional, a responsabilidade social que obviamente deve deter", referiu o Presidente da Região, perante uma plateia de mais de 250 membros e convidados que encheram a Quinta de Azinhais, em Tomar, local escolhido como palco desta sessão, que contou igualmente com as intervenções do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Matias Ramos, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tomar, Rui Serrano e do Delegado Distrital de Santarém, José Adriano Soares Lopes. Tal como aconteceu em anos anteriores, a Região Sul aproveitou a ocasião para homenagear um dos seus mais eméritos membros, neste caso o Eng. Gonçalo Ribeiro Teles, e procedeu à entrega do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2013. Durante a sessão, foi assinado um Protocolo de colaboração entre a Ordem dos Engenheiros e o CREA do Estado do Paraná, no Brasil, aproveitando a presença de Joel Kruger, Presidente daquele Conselho Regional na cerimónia.
A cidade templária de Tomar foi o destino escolhido em 2014 para as celebrações do Dia Regional Sul do Engenheiro, que acolheu cerca de 250 Membros e convidados institucionais durante os dias 16, 17 e 18 de maio último, num evento que teve início com uma Receção no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tomar, presidida pelo Vereador Dr. Hugo Cristóvão. Seguiu-se um Jantar exclusivo para Membros-Eleitos da Região Sul da OE, que decorreu nas Grutas de Mira d'Aire e contou com a atuação do Grupo Coral da Região Sul.
O programa continuou no dia seguinte, em que logo pela manhã os Membros tiveram oportunidade de conhecer alguns dos ex-libris turísticos do Distrito de Santarém, em quatro visitas culturais que decorreram em paralelo: uma visita ao Convento de Cristo, outra ao Santuário de Fátima e à Basílica da Santíssima Trindade e,ainda, duas visitas guiadas aos Centros Históricos de Tomar e de Ourém.
Após a Sessão Solene na tarde do dia 17 de maio, os participantes deslocaram-se ao Convento de Cristo, onde uma recriação medieval dava o mote para o jantar, que se seguiria dentro da mesma temática.
As comemorações do Dia Regional do Engenheiro terminaram no domingo, 18 de maio, com três atividades de lazer que decorreram também em simultâneo: uma prova de Karts, que teve lugar no Kartódromo de Almeirim, uma visita à Casa Cadaval e um Cruzeiro na Albufeira de Castelo de Bode.
Fotografias do evento: - Receção na Câmara Municipal de Tomar - Visita ao Santuário de Fátima - Visita ao Centro Histórico de Ourém - Sessão Solene na Quinta de Azinhais - Jantar no Convento de Cristo
|