fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Seminário sobre Fabrico Aditivo

23 de Maio de 2023 | Geral, Engenharia Mecânica


O Colégio Regional de Engenharia Mecânica promove, no dia 7 de junho, pelas 14h15, a realização de um Seminário sobre Fabrico Aditivo, no Auditório da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, em Coimbra, Rua Antero de Quental 107.

O fabrico aditivo, com a impressão 3D, está a ganhar cada vez mais expressão tirando proveito dos avanços na robótica e no software. Desde o fabrico de peças de pequena a grande dimensões, em materiais cerâmicos, polímeros e metálicos tem vindo a crescer o domínio de aplicações. A investigação, a qualificação e certificação de centros de formação são fundamentais para o progresso desta tecnologia emergente.
 
Com este Seminário procura-se dar a conhecer algumas das aplicações desta técnica ao nível da investigação que é desenvolvida no CEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes e ao nível industrial, normativo e também formativo através do EWF - European Welding Federation, permitindo assim uma imagem dos desenvolvimentos desta técnica e aplicações a nível europeu.

PROGRAMA DO SEMINÁRIO

14h15 Registo participantes

14H20 Abertura

14h30  Fabrico aditivo no CEMMPRE: do desenvolvimento de matéria prima à produção de componentes
Ana Paula Piedade (Universidade de Coimbra, Dep. Engenharia Mecânica)

15h10  Pausa para café

15h30 Fabrico Aditivo Metálico de Grandes Dimensões
Pedro Catarino (European Welding Federation)

17h30 Encerramento

INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser efetuadas através do SiGOE ou em alternativa para o e-mail: dina@centro.oep.pt com os seguintes dados:
  • Nome
  • Entidade
  • Contacto

Parceiros Institucionais