Seminário sobre Térmitas na Sede da Secção Regional dos Açores

Na Sede da Secção Regional dos Açores

01 de Julho de 2015 | Geral

É considerada a maior praga urbana presente nos Açores. Atualmente encontram-se disseminadas por várias cidades do Arquipélago com especial incidência nos centros históricos. O seu impacto tem suscitado preocupação junto de moradores, profissionais ligados ao sector da construção, entidades governamentais e comunidade científica.

Para combatê-la é preciso, antes de mais, conhecê-la melhor. E foi precisamente com este intuito que a SRAOE reuniu na sala de conferências mais de três dezenas de participantes que procuravam informação sobre os últimos avanços no controle e combate desta praga.

Para esclarecer sobre esta temática, a Secção Regional dos Açores teve o privilégio de acolher Helena Cruz e Lina Nunes, ambas  investigadoras do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. ( LNEC ). A SRAOE contou igualmente com o amável apoio do Grupo da Biodiversidade dos Açores (CITA-A) da Universidade dos Açores.

Deu início ao seminário, Lina Nunes,  especializada no estudo da biologia e controlo de térmitas, licenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa e Doutorada pelo Imperial College of London.  Tem participado em diversos projetos de investigação sobre  o tema e publicado um relevante conjunto de artigos científicos que muito têm contribuído para o conhecimento dessa problemática.
Desenvolve atividade centrada na utilização de madeira e de outros materiais naturais na construção e é investigadora associada do Grupo da Biodiversidade dos Açores da Universidade dos Açores, desde 2010.

Seguiu-se Helena Cruzque ofereceu ao auditório uma abordagem centrada  na recuperação e preservação das estruturas em madeira. Engenheira Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) ,  é doutorada pela Universidade de Brighton.
Atualmente, é  Chefe do Núcleo de Comportamento de Estruturas e Investigadora do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
Tem desenvolvido a sua atividade sobretudo no âmbito da inspeção, diagnóstico, avaliação da segurança, tratamento e reforço de estruturas de madeira, bem como no apoio ao desenvolvimento e caracterização de produtos e sistemas de construção.
Tem participado em diversos projetos de investigação nestas áreas, e realizado numerosos estudos e pareceres solicitados por entidades públicas ou particulares, no âmbito das atividades referidas.

Com este encontro temático, a  Secção Regional da Ordem dos Engenheiros procurou ir ao encontro das solicitações dos seus Membros trazendo, em simultâneo, um assunto passível de  constituir interesse para outras áreas de saber.

Recordamos que outros Seminários de curta duração terão lugar  na sede da Secção regional dos Açores , a partir do próximo mês de Setembro. Para conhecer as temáticas em análise e proceder à inscrição, sugerimos que se mantenha atento ao site  www.ordemdosengenheiros.pt