Sessão: "As alterações climáticas e a agricultura portuguesa"

21 de Março de 2011 | Engenharia Agronómica

Data: 07 de Abril de 2011
Local: Coimbra, Auditório da sede regional da Ordem dos Engenheiros
Hora: 18h 00m
Oradora: Dr.ª Ana Maria Cancella de Abreu Paiva Brandão

Nota introdutória da Sessão:

"A informação histórica permite concluir que o clima da Terra variou desde a formação do planeta e no último século têm vindo a acumular-se evidências de um aumento global de temperatura. Às causas naturais de variabilidade climática juntam-se causas originadas na actividade humana, como sugere o concomitante aumento da concentração de gases de efeito de estufa.

As principais alterações climáticas observadas são o aumento da temperatura e da concentração de dióxido de carbono, e as modificações na precipitação.
Na actividade agrícola é por um lado importante avaliar os possíveis impactos das alterações climáticas e por outro lado necessário estimar a contribuição da actividade na emissão de gases de efeito de estufa, usualmente expressa pelo cálculo da respectiva pegada de carbono. A antecipação da tomada de medidas de adaptação pode vir a reduzir os impactos negativos e a potenciar os impactos positivos que se prevê virem a ocorrer no futuro em consequências das alterações climáticas, e as medidas de mitigação e de compensação surgem como resposta capaz de minimizar a intensidade carbónica dos diferentes tipos de actividades humanas.

Sendo a água um recurso escasso no nosso País haverá interesse em focar o debate na alteração que este recurso irá ter num contexto de alterações climáticas. Avaliando os impactos poder-se-á posteriormente discutir as medidas de adaptação e as de mitigação a adoptar."

Inscrição:
Os interessados em participar neste evento poderão efectuar a sua inscrição até dia 5 de Abril, junto dos Serviços da Região Centro ou através do e-mail: solange@centro.ordemdosengenheiros.pt

• Sessão - Entrada livre
  • Jantar - Membros: 15 €
              - Não membros: 25 €

O pagamento deve ser efectuado:
- Por cheque dirigido à Ordem dos Engenheiros da Região Centro ou por;
- Transferência bancária através da conta NIB: 0036 0058 99100176690 67 (juntar o comprovativo de transferência bancária)

Download: cartaz_a10739195604d8783a58b606.pdf (B)
    •  Cartaz da Sessão