Sessão de apresentação linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa (Troço Soure)

12 de Julho de 2023 | Geral

Decorreu hoje, na sede da Região Norte, no Porto, a sessão de apresentação da nova Linha de Alta Velocidade - troço Porto-Soure, que teve como convidado Carlos Fernandes, Vice-presidente da Infraestruturas de Portugal.

O investimento na Linha de Alta Velocidade entre Porto e Lisboa iniciar-se-á no troço Porto – Soure, onde a Linha do Norte se encontra mais congestionada e com pouca capacidade de resposta, estando dividido em dois lotes.

Veja aqui a intervenção do Bastonário »»»

"Nós, Ordem dos Engenheiros, queremos ser parte da solução e colocar a nossa capacidade de engenharia ao serviço dos cidadãos, de Portugal e também daquilo que é o resultado final destas vontades que são públicas” palavras do Bastonário, Fernando de Almeida Santos, durante a abertura da sessão de apresentação da nova Linha de Alta Velocidade - troço Porto-Soure.

Em complemento às intervenções, Bento Aires, Presidente da Região Norte da Ordem dos Engenheiros acrescentou que "Independentemente das soluções que venham a ser adotadas pela IP na Alta Velocidade temos a certeza que serão necessários engenheiros e que será necessária Engenharia. O investimento em ferrovia é fundamental para ligar territórios de forma sustentável”.

Ainda no discurso de abertura, Isabel Lança, Presidente da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, afirmou que "a aposta no transporte ferroviário é essencial para atingirmos as metas estabelecidas para a redução de emissões de carbono”.

A  apresentação da linha de Alta Velocidade Porto – Soure, ficou a cargo de Carlos Fernandes, Vice-presidente da IP – Infraestruturas de Portugal.

A sessão terminou com um debate muito participado pelos mais de cem engenheiros presentes nesta apresentação.

Consulte aqui a apresentação feita por Carlos Fernandes durante a sessão »»»