Sessão e Visita Técnica: "Tecnologias e Sistemas de Suporte à Agricultura de Precisão"

10 de Setembro de 2014 | Engenharia Agronómica, Engenharia Geográfica

Sessão Técnica: "Tecnologias e Sistemas de Suporte à Agricultura de Precisão"

Data: dia 26 de setembro, 18h00

Local: Auditório da Sede da OERC (Rua Antero de Quental nº 107 – Coimbra)
  • 18h00 - Abertura
  • 18h15 - Eng. Agrónomo José Alves, Sócio-Gerente da Geodouro: "Os Sistemas de Informação aplicados à fruticultura "
  • 18h45 - Eng.ª Geógrafa Sandra Domingues, Sócia-Gerente da Nutrimondego: "Os Sistemas de Informação aplicados à produção hortícola em hidroponia "
  • 19h15 - Debate
Visita às Estufas da Nutrimondego:

Data: dia 27 de setembro, com saída às 10h00 da sede da OERC

Motivação: A implementação de Sistemas de Informação destinados à gestão agrícola proporciona ferramentas que permitem acompanhar todo o processo nas diferentes vertentes da produção: desde a sua componente geográfica, aonde obrigatoriamente cabe a descrição topográfica do próprio espaço físico, à cronologia das operações envolvendo quantidades e tipos de regas, de fertilizantes, etc. Complementarmente o recurso a estes SI's facilitam/permitem ainda a implementação das normativas europeias, nomeadamente a aplicação do Global Gap.
É, cada vez mais, exigido aos produtores e fornecedores o cumprimento de requisitos de segurança alimentar e de qualidade dos produtos agrícolas para acesso a determinados mercados e cadeias de distribuição. Desde a década de 60 do século passado, quando foram apresentados os princípios do HACCP, que inúmeros referenciais de normativos foram criados e baseados nestes princípios, com o objectivo de garantir a segurança alimentar. Em 1997 surge a EurepGap, designada mais tarde como GlobalGap, adotada pelos principais importadores como garantia de qualidade dos produtos à saída da exploração agrícola. Trata-se de um conjunto de normas técnicas e de compromissos de boas práticas agrícolas que devem ser seguidos na produção de produtos agrícolas e que garantem ao consumidor o respeito pelo meio ambiente, uma utilização criteriosa de produtos fitossanitários e o cumprimento de normas de higiene e segurança no trabalho. A adesão a esta norma cresceu e é hoje um dos principais normativos aceites e exigidos pelos principais importadores e distribuidores a nível mundial. A sua certificação é garantida por auditores independentes. Deste modo, pretende-se com estas apresentações realizar uma abordagem a ferramentas de apoio à gestão agrícola e à implementação de um sistema de garantia da produção, assim como às dificuldades inerentes à adoção das normas GlobalGap.

Organização: Conselhos Regionais dos Colégios de Engenharia Geográfica e Agronómica

A entrada é livre mas sujeita a inscrição obrigatória para o e-mail: solange@centro.ordemdosengenheiros.pt

Data limite de inscrição: dia 23 Setembro.