fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Sessão Técnica "Conceção de Salas Limpas na Indústria Eletrónica"

16 de Março de 2023 |


O Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica promoveu a terceira Sessão Técnica integrada no Ciclo dedicado à Eficiência Energética, sob o mote "Conceção de Salas Limpas na Indústria Eletrónica", no dia 13 de março.

António Carias de Sousa, Presidente da Região Sul, abriu a sessão contextualizando a importância e atualidade do tema, bem como a necessidade de Portugal voltar a ter uma indústria forte e com capacidade de resposta aos desafios que o mundo enfrenta.
Carlos Pelicano, Coordenador do Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica, conduziu a sessão e destacou o papel dos engenheiros portugueses e da Engenharia em encontrar soluções para possibilitar o fabrico de chips e componentes eletrónicos em território nacional, o que depende da conceção e montagem de Salas Limpas.
Especialista na área, o Eng.º João Tição, representante da ISO TC-209 (Cleanrooms and associated controled environment) em Portugal, fez uma brilhante exposição, contextualizando a evolução da necessidade deste tipo de tecnologia, desde a área hospitalar, farmacêutica, aeroespacial á indústria eletrónica.
Para que serve uma Sala Limpa, o que se controla, validação e certificação por entidades independentes, a importância da manutenção e registo de operações para evitar contaminações foram os principais pontos abordados nesta sessão.

O Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica agradece a todos participantes e anuncia que a quarta Sessão Técnica "Storage - Armazenamento de energia” vai decorrer dia 17 de abril, às 18h00, via Zoom.

Assista à gravação da sessão.

Parceiros Institucionais