fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Sessão Técnica: “Experimentação on-line no ensino das ciências a nível pré-universitário”

Atividade promovida pelo Fundo "As Novas Fronteiras da Engenharia”

22 de Janeiro de 2013 | Geral, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Biológica


No âmbito das atividades promovidas pelo Fundo "As Novas Fronteiras da Engenharia”, realizar-se-á no Auditório da sede da Região Centro da Ordem dos Engenheiros (Rua Antero de Quental nº 107, Coimbra), no próximo dia 14 de fevereiro pelas 17h30 uma sessão subordinada ao tema:

"Experimentação on-line no ensino das ciências a nível pré-universitário"

Esta sessão contará com a participação dos seguintes especialistas desta área que abordarão os temas que se seguem:
  • "Aplicações no ensino da química e das tecnologias químicas" - Maria da Graça Rasteiro (membro da Ordem dos Engenheiros e Professora de Engenharia Química na Universidade de Coimbra)

  • "Aplicações e demonstrações para apoio ao ensino da física" - Alberto Cardoso (membro da Ordem dos Engenheiros e Professor de Engenharia Informática na Universidade de Coimbra)

  • "Ação direta ou Interação remota" - Teresa Restivo (Professora de Engenharia Mecânica na Universidade do Porto)
No âmbito do inquestionável valor da atividade experimental nas ciências e nas tecnologias, a questão que se coloca é a da inevitabilidade do recurso às tecnologias emergentes como meio futuro de envolver e possibilitar a prática da experimentação.
  • Será assim?
  • É esta a solução futura?
  • Que pensam os nossos jovens?
  • Que fazer?
Esta parte da sessão terminará com alguns exemplos de experimentação remota.

No final da sessão será apresentado o tema da edição 2013 do prémio "Novas Fronteiras da Engenharia" dirigido para os alunos do ensino básico e secundário.

A entrada nessa sessão é livre mas sujeita a inscrição prévia, até ao dia 13 de fevereiro, para o e-mail:

solange@centro.ordemdosengenheiros.pt

Parceiros Institucionais