 Numa organização do Colégio Regional de Engenharia Florestal e do CERNAS - Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, vai realizar-se no dia 12 de dezembro, no Auditório da Sede Regional da OE em Coimbra, uma sessão técnica sobre incêndios florestais. TEMA - "Gestão de Grandes Incêndios Florestais”. DATA E LOCAL – 12 de dezembro, 18h00 , Auditório da Ordem dos Engenheiros, Rua Antero de Quental 107, Coimbra. ORADOR - A palestra é proferida pelo Prof. Doutor Domingos Xavier Viegas: - Professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
- O palestrante fundou, em 1990, a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), unidade de investigação integrada no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica, onde coordena o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF), para a investigação e formação avançada na gestão dos incêndios florestais.
- É diretor do Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais. Tem desenvolvido investigação na área dos Incêndios Florestais, no âmbito da qual tem coordenado a participação da equipa do CEIF num elevado número de projetos nacionais e europeus, em colaboração com diversas instituições científicas e operacionais, sendo coordenador da área temática de Incêndios Florestais do Consórcio Nacional RISCOS.
- É autor de um grande número de artigos publicados em revistas internacionais, tendo vindo a orientar diversos trabalhos de pós-graduação na temática dos incêndios florestais.
- Tem proferido palestras em várias Conferências nacionais e internacionais sobre Incêndios Florestais a convite das respetivas Comissões Organizadoras.
MODERADOR - A sessão será moderada pelo Prof. Doutor Joaquim Sande Silva: - Professor adjunto do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior Agrária de Coimbra.
- Investigador no Centro de Ecologia Aplicada "Prof. Baeta Neves” da Universidade Técnica de Lisboa, as suas principais áreas de interesse centram-se nas questões da ecologia do fogo e na gestão das áreas queimadas.
- Participou em 3 projetos internacionais, uma ação COST e 11 projetos nacionais, incluindo um como coordenador.
- É autor ou co-autor de 130 referências bibliográficas, incluindo 15 livros na qualidade de editor e 10 artigos internacionais ISI, a maior parte na área da ecologia do fogo.
- Leciona, desde 1992, disciplinas da área dos incêndios florestais ao nível da licenciatura, mestrado e de um Curso de Especialização Tecnológica, em Defesa da Floresta Contra Incêndios , que coordenou durante as 5 primeiras edições.
ENTRADA LIVRE!
|