Shift2Rail - Innovation Programme e o Ecossistema de Lisboa

25 de Março de 2019 | Engenharia Eletrotécnica

Realizou-se no dia 1 de fevereiro, no auditório da Região Sul em Lisboa, o Workshop "Shift2Rail - Innovation Programme e o Ecossistema de Lisboa", durante o qual foi apresentado o Programa de Inovação Europeu financiado pelo H2020, que irá ditar as linhas orientadoras e soluções tecnológicas para o sistema ferroviário europeu e apresentado também um dos projetos que se desenvolve no âmbito deste mesmo programa (COHESIVE), que visa a  intermodalidade com os outros modos de transporte.

Este Workshop, organizado pelo projeto COHESIVE, com a colaboração do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, foi aberto pelo coordenador do Programa de Inovação 4 (IP4) Yves Perreal, que descreveu a estrutura e objetivos do programa Shift2Rail com foco particular no IP4 e nos demonstradores técnicos que irão ser desenvolvidos ao longo do programa. A sessão foi coordenada pelo responsável pela área de inovação da Thales Portugal, João Mira.

Intervieram os "Technical Leaders” dos diversos demonstradores técnicos (TD) que o programa irá desenvolver, nomeadamente TD1 e TD3 - Leyre Merle Carrera da INDRA, TD2 e TD4 - Achim von der Embse da HaCon, TD5 – Souheir Mili da Diginext, TD6 – Stephane Lorin da Thales. Por fim, Marco Ferreira, da Thales Portugal, apresentou o iTD7 que funcionará como o orquestrador dos desenvolvimentos dos outros TDs e que garantirá a integração dos seus resultados. Ao longo destas sessões foram descritos resumidamente os conceitos técnicos desenvolvidos.

João Vieira da Carris, em representação do projeto Shift2MaaS, fez a sua apresentação e o modo como irá ser coordenado com os restantes projetos do IP4, criando um ambiente de demonstração suportado no ecossistema de transportes de Lisboa.

A sessão prosseguiu com um período de questões por parte da assistência que permitiu um debate muito participativo sobre vários aspetos práticos relativos ao programa e conceitos propostos e desenvolvidos.

Yves Perreal concluiu a sessão agradecendo a participação animada e referindo as fases consequentes do programa nas quais o ecossistema de Lisboa terá um papel relevante. A sessão foi encerrada pela coordenadora do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, Isabel Oliveira, que agradeceu a presença dos participantes e realçou a importância do tema para a mobilidade em geral e para as cidades em particular.

Consulte as apresentações: