fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Simpósio Internacional "Cimento, betão armado e culturas construtivas: perspectivas europeias (séculos XIX-XX)"

30 de novembro, Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa

23 de Novembro de 2018 | Geral


O Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, acolhe no dia 30 de novembro o Simpósio Internacional "Cimento, betão armado e culturas construtivas: perspectivas europeias (séculos XIX-XX)".

Esta iniciativa pretende reunir estudos de investigadores e académicos de diferentes países de modo a obter uma visão panorâmica da mudança de paradigma na cultura construtiva que ocorreu por toda a Europa, a partir do século XIX. Esta transformação levou à transição de tradições de construir baseadas em alvenarias à base de argamassas de cal para uma cultura construtiva baseada no cimento Portland nas suas variadas aplicações e nos sistemas construtivos do betão armado. 

O principal objetivo do Simpósio é contribuir para uma ontologia de uma parte considerável dos métodos construtivos usados actualmente. Os conferencistas convidados apresentarão casos de estudo ou panorâmicas históricas sobre a introdução do cimento e do betão armado em países europeus que contribuíram particularmente para o estabelecimento deste tipo de cultura que hoje domina a indústria da construção não apenas na Europa mas em todo o Mundo.

Entrada livre, sujeita à lotação da sala.

Mais informações »»»

Parceiros Institucionais