Sistemas de Informação Geográfica - 1º Workshop de QGIS

06 de Junho de 2017 | Engenharia Geográfica

Nos dias 29 e 30 de maio de 2017, decorreu na sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, o 1º Workshop de Quantum GIS, uma iniciativa conjunta do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica e da Comissão de Coordenação da Especialização em Sistemas de Informação Geográfica.

Tratou-se do primeiro de uma série de Workshops dedicados à informação geoespacial, às tecnologias de informação e às suas aplicações práticas. No final, os participantes desenvolverão competências básicas das aplicações, da tecnologia SIG na área da investigação, assim como, em áreas de negócio das empresas e instituições, onde os sistemas de informação geográfica são fundamentais na recolha, tratamento, análise e apresentação de resultados para a decisão fundamentada.

Em particular, este evento transmitiu conhecimentos básicos para a utilização do software QGIS e forneceu conceitos da área do conhecimento geográfico, necessários para compreender o funcionamento deste tipo de sistemas e as necessidades dos seus utilizadores. Foram ainda abordadas as funcionalidades mais importantes na utilização do QGIS, na criação de mapas, classificação de dados vetoriais, publicação de mapas, dados raster e análise geoespacial, bem como, na instalação e utilização de plugins de forma a contribuir para o aumento de produtividade e de soluções específicas com o software.

Este foi um Workshop eminentemente prático, com um grande enfoque no saber-fazer.